sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Economia ziguezague

Economia ziguezague

Autor(es): George Vidor
O Globo - 16/12/2013
 

Os cenários para 2014 tendiam para um crescimento momo, similar ao de 2013, mas ainda podem ser revistos
A economia brasileira sempre costuma surpreender, em diferentes direções, mas neste fim de ano os economistas estão tendo ainda mais dificuldades para traçar os cenários prováveis de 2014, por conta de estatísticas que parecem se contradizer a cada mês. Dados negativos e positivos relacionados à produção industrial, ao varejo e ao emprego vêm se alternando, e qualquer tipo de projeção a partir deles acaba envolvendo enorme margem de erro. O mais recente indicador do Banco Central, que busca aferir o ritmo da atividade econômica no país, pôs mais lenha na fogueira, pois voltou a reforçar a ideia de um crescimento mais expressivo neste último trimestre (e isso depois de o IBGE ter registrado uma retração do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre que superou expectativas bem pessimistas). Somente no início de março, será divulgado o cálculo preliminar do comportamento do PIB em 2013. Até lá, os palpites vao variar.
Numa conjuntura de baixo crescimento, um ponto percentual de variação no PIB faz grande diferença. Antes da divulgação do indicador do Banco Central, ganhavam força no mercado financeiro os cenários que apontavam para 2014 um crescimento econômico tão momo como o de 2013. Os cenários que projetam crescimento ligeiramente acima de 3%, até então sendo descartados, entraram novamente no radar do mercado. É a famosa economia ziguezague, confundindo a cabeça dos especialistas e embaralhando as premissas usadas nos modelos macroeconômicos.
Obrigado em vez de "merci"
Durante esse período curto de férias, ouvi de franceses vários "obrigado" (em português mesmo) nos restaurantes e lojas, além de hotéis, como forma de agradecimento ou retribuição de gentileza a brasileiros em visita ao país deles. Dezembro é mês de turismo de compras na França e os brasileiros são reconhecidamente ávidos consumidores. Por causa da longa distância que nos separa do velho continente, brasileiros costumam passar mais tempo em cidades da Europa do que a estada habitual dos próprios europeus ou de americanos. Porém, anos atrás, não eram raros casos de turistas brasileiros que se queixavam do mau tratamento em viagem à Europa.
Os preços em euros pesam no bolso dos brasileiros quando é feita a conversão para reais. Mas a balança de turismo do Brasil com o exterior está cada vez mais deficitária, tendência que talvez seja interrompida em 2014 com a realização da Copa do Mundo. Até o início de dezembro, o Brasil recebeu seis milhões de visitantes estrangeiros, número recorde. A expectativa é que a Copa e os Jogos Olímpicos contribuam decisivamente para elevar tal número ao patamar de 10 milhões de turistas por ano. A França recebe 80 milhões, por conta de atrações turísticas para todos os gostos. O Brasil, por enquanto, está na categoria dos destinos exóticos.
Rota da ex-OGX
O fato de a ex-OGX (agora Óleo e Gás Participações) não ter bancos entre seus principais credores deve facilitar a aprovação do plano de recuperação da companhia em prazo relativamente curto, na opinião de advogados especialistas nessa área. O processo de recuperação, após a aprovação do plano, pode levar dois anos. Mas nesse período a companhia terá de sobreviver basicamente com as receitas provenientes da sua produção de petróleo, reiniciada com a entrada em operação do campo de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, pois é improvável que os credores aceitem injetar recursos na companhia nesse período, a não ser que transformem parte da dívida em participação acionária. Mais umá tentativa de negociação com os titulares de bônus da ex-OGX, nessa direção de troca de dívida por ações, está sendo feito, depois que a Justiça admitiu englobar na recuperação também as duas subsidiárias do exterior.
Trilhos chegando
Na hipótese mais otimista, o túnel da futura linha 4 do metrô do Rio que ligará as estações Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) a São Conrado estaria aberto, nos seus mais de cinco quilômetros de extensão, nesta quarta-feira, mas o objetivo acabou antecipado em alguns dias. O túnel já está na fase de preparação do piso. Em janeiro chegarão os primeiros trilhos, que poderão começar a ser assentados em parte desse trecho da linha. O desafio agora é iniciar os trabalhos de construção do túnel entre Ipanema e Leblon, que será perfurado pelo "tatuzão" no momento instalado próximo à estação General Osório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário