Questões Comentadas

Marque certo (C) e errado (E) para cada item:

1) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre os conflitos, analise as informações seguintes.

1 – O grupo Hamas é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
2 – a disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza uma área com importante riqueza petrolífera do oriente médio.
3 – os EUA sugeriu ao primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu o retorno das demarcações territoriais da região como antes da Guerra dos 6 dias, em 1967, mas sem desencadear uma ação mais incisiva contra Israel que negou os pedidos do presidente Barack Obama.
4 – O Egito, apesar da queda do ditador Hosni Mubarak, mantém a passagem para Faixa de Gaza fechada e sob forte controle.
5- Aliado histórico dos EUA na região Israel promove ofensivas contra a Palestina com o argumento de combate ao terrorismo na região
6 – O objetivo do governo israelense ao atacar a Palestina é recuperar o prestígio político e militar nos territórios ocupados, enfraquecendo a influência do Hamas, grupo terrorista que controla Gaza.
7 – Dentro da recente onda de democratização que vem varrendo o Oriente Médio é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos.
8 – A atual onda de democratização nos países islâmicos é fruto da pressão da ONU e dos EUA para estancar o terrorismo.
9 – Estudantes muçulmanos através da internet propagaram o movimento de redemocratização nos seus países num gesto de repúdio as ditaduras, ao terrorismo, e ao Islão.
10 – Fatores econômicos, que resultaram em questões sociais e políticas, são preponderantes para a compreensão da queda das ditaduras muçulmanas.
11 – Estaria em curso um efeito dominó de democratização nos países islâmicos, sendo a Líbia e o Iêmen, os novos focos de conflitos.
12 – A ditadura iemita de Ali Abdullah Saleh é aliada americana na região contra o terrorismo, apesar de uma das franquias da Al-Qaeda atuar no seu território.
13 – Benghazhi, o epicentro da guerra civil Líbia e dos manifestos contra Kadafi, fora fortemente bombardeada pelas forças situacionistas, o que levou a forte intervenção da OTAN na região.
14 – a chamada “Revolução do Jasmin” que levou a renúncia do presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, na Tunísia, em 14 de janeiro de 2011, foi desencadeada pelas manifestações populares contra o desemprego e a corrupção do governo.
15- o estopim da “Revolução do Jasmin” foi a morte de Mohamed Bouazizi, importante político que ateou fogo ao próprio corpo devido suas divergências com o governo.
16 – A queima do Alcorão, livro sagrado do islamismo, por pastores na Flórida, desencadeou uma série de violentos protestos no Afeganistão, com mais de 20 feridos e 100 mortos. Isso se explica pela maioria xiita que controla a sociedade afegã.
17 – a recente ação americana que desencadeou a morte de Osama Bin Laden, mostra a crescente fragilidade e desarticulação do terrorismo em escala mundial.
18 - a morte do terrorista Osama Bin Laden poderá não abreviará o término da guerra no Afeganistão, iniciada para promover sua captura e de outros líderes da Al Qaeda, logo que interesses petrolíferos na região são preponderantes.
19 – Para a maioria dos analistas, a morte de Osama Bin Laden não foi o capítulo final da luta contra o terrorismo globalizado.
20 – o novo foco das crises árabes é a Síria. O presidente Bashar Al Assad vem sendo acusada pelo G-8 de reprimir violentamente os protestos internos.
21- Recentemente, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahamoud Abbas, entregou pedido de reconhecimento do Estado Palestino ao Conselho de Segurança da ONU.
22 – O pedido de reconhecimento do Estado Palestino, proposto pela Autoridade Mahamoud Abbas, está em consonância com as orientações políticas dos EUA, que prima pelo anti-terrorismo.
23 – EUA e Israel, aliados históricos, são contra o pedido de reconhecimento do Estado Palestino, proposto pela Autoridade Nacional Palestina, pois esse pedido remonta as fronteiras anteriores a Guerra dos 6 dias, em 1967, incluindo a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
24 – O movimento palestino de reconhecimento de criação ao Estado Palestina vem sendo chama de Primavera Palestina, em alusão aos movimentos arábes na Tunísia, Egito e Líbia.
25 – O dissenso atual que entrava as negociações são os territórios de assentamentos israelenses reivindicados pelos palestinos.
26 - Segundo Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, a proposta Palestina acirra as tensões bilaterais entre os países.
27 – O Hamas, grupo radical palestino, apoiou a proposta de Mahamoud Abbas pelo reconhecimento do Estado Palestino.
28 – Mais um capítulo da chamada “Primavera Árabe” a crise na Líbia sofreu intervenção do Conselho de Segurança da ONU, liderada pela OTAN, e que culminou com a deposição de Muammar Kadafi.
29 – Após sete meses de conflitos, o anuncio da morte de Kadafi põe fim ao conflito Líbio, que fica sob comando do Conselho Nacional de Transição.
30 – o governo brasileiro agiu com cautela com a morte de Kadafi, afirmando a necessidade de uma transição democrática segura.
31- A chamada “Primavera Árabe” parece não ter chegado ao seu fim, como demonstram os processos de transição no Egito, na Lïbia, e no Iraque.
32 – Mais um capítulo da “primavera árabe” fora a nomeação do líder de oposição, Mohammed Basindwa, como primeiro ministro, o que levou a derrubada do então presidente Ali Abdullah Saleh.


 
1)
1 – Certo. O Hamas, grupo radical e extremista defende a criação do Estado Independente Palestino e se opõe a existência do Estado de Israel, reconhecido pela ONU em 1948. A Principal disputa é sobre os domínios territoriais da Faixa de Gaza,  da Cisjordânia, e das cidades sagradas como Jerusalém.
2 – Errado. A disputa árabe-israelense não se explica pela disputa petrolífera, mas sim pela demarcação territorial, pelo domínio das colinas de Golã, e pelo controle sobre o Rio Jordão.  Além das rivalidades religiosas. Nessa assertiva, a banca busca induzir o candidato ao erro pela noção de senso comum de que todos os conflitos no mundo árabe envolvem a questão petrolífera, o que não é verdade e deve ser julgado caso a caso.
3 – Certo. Recentemente, como forma de amenizar o clima tenso na região os EUA, através do presidente Barack Obama, sinalizou como uma possível solução para o conflito a volta das demarcações como antes da Guerra dos 6 dias , em 1967. Entretanto, Israel negou essa possibilidade, com a manutenção do argumento da necessidade de combate ao terrorismo na região, como caminho para a pacificação.
4 – Errado. A passagem em Rafah, que é uma das poucas áreas na Faixa de Gaza não controlada por Israel na região, fora aberta em maio de 2011 pelo governo Mubarak, apesar da oposição de Israel. A abertura da passagem de Rafah faz parte dos esforços egípcios por acabar com a divisão entre os palestinos e promover a “reconciliação nacional". Após o Egito patrocinar o acordo de reconciliação entre os grupos palestinos Hamas e Fatah, o ministro egípcio das Relações Exteriores, Nabil al Arabi, anunciou a intenção de seu país de abrir permanentemente a fronteira com a Faixa de Gaza.
5 - Certo. O combate ao terrorismo é o principal argumento das ofensivas israelenses sobre a Faixa de Gaza, com apoio americano, e em consonância com as diretrizes estadudinenses.
6 – Certo. O grupo terrorista e extremista Hamas é o principal desafeto e motivo das ofensivas israelenses.
7 – Errado. A “onda de democratização” no mundo árabe, denominada “Primavera Árabe” tem por causa questões políticas e sociais, não afetando a crença no islamismo.
8 – Errado. A “Primavera Árabe” tem como causa questões internas ligadas a insatisfação da população pelo desemprego, pela repressão dos longos governos ditatoriais, e pela queda na qualidade de vida da população. Portanto, pressões externas da ONU e dos EUA, e o combate ao terrorismo não explicam esse processo.
9 – Errado. O movimento estudantil árabe não questionou o Islão e os valores muçulmanos, mas a repressão dos governos ditatoriais e o baixo desempenho econômico na região, oriunda do desdobramento da crise financeira europeia no mundo árabe.
10 – Certo. As causas internas (questões sociais e políticas) conjugadas com a baixa do desempenho econômico na região (desdobramento da crise europeia no mundo árabe) são os fatores preponderantes para a compreensão da crise política que desencadeou a queda das ditaduras muçulmanas.
11 – Certo. O movimento da “primavera árabe” começou na Tunísia, sendo seguido pelo Egito, Líbia e Iêmen, hoje o novo foco do movimento é a Síria.
12 – Certo. Apesar da aliança entre Iêmen e EUA a Al-Qaeda tem bases em diversos países do mundo árabe, independente das alianças, o que reforça a estratégia americana de combate ao terrorismo.
13 – Certo. De todos os conflitos árabes, até agora somente o caso Líbio contou com intervenção externa, no caso da OTAN. Tal intervenção fora fruto das denúncias de massacre da população civil Líbia pelas forças situacionistas pró-Kadafi.
14 – Certo. Fatores internos, como insatisfação por questões sociais (desemprego, etc) e políticas (repressão do regime ditatorial) são preponderante para compreensão do caso tunisiano, a “revolução do Jasmin”.
15 – Errado. Bouazizi não era político, mas um feirante que fora morto em praça pública pela força de repressão governamental. Esse fato desencadeou um amplo movimento de repúdio ao governo através das redes sociais e da internet.
16 – Errado. A maioria da sociedade Afegã é Sunita (quase 80%), não Xiita. O domínio Xiita se deu através do grupo Talibã e pelo uso da violência. A queda dos talibãs se deu após a intervenção militar dos EUA ao Afeganistão.
17 – Errado. A morte de Bin Laden não significa o fim do terrorismo e nem comprova uma desarticulação e fragilidade das organizações terroristas.
18 – Errado. Atualmente, o EUA sinalizou a retirada das tropas americanas do Afeganistão, e, interesses petrolíferos pouco explicam sobre a operação militar americana, que buscava recuperar o “orgulho ferido” em 11 de setembro de 2001, e combater o terrorismo em suas bases.
19 – Certo. Os analistas apontam que a morte de Bin Laden é apenas mais um capítulo da luta contra o terrorismo, e que se obteve algum efeito seria apenas a mudança de estratégia e de estrutura organizacional dos grupos terroristas.
20 – Errado. A Síria é o novo capítulo da “primavera árabe”, mas é a ONU que busca sanções contra a repressão do governo Bashar Al-Assad. Recentemente, a Rússia e a China vetaram resolução militar contra a Síria.
21 – Certo. A Autoridade Palestina, Mahamoud Abbas, após a indicação americana para a volta das demarcações territoriais como anteriormente a Guerra dos 6 Dias, encaminhou pedido de reconhecimento do Estado Palestino no Conselho de Segurança da ONU, recebendo o veto americano, através da pressão de Israel.
22 – Errado. Apesar das iniciativas americanas pela paz na região com a proposição da volta das demarcações territoriais como anteriores a Guerra dos 6 Dias, os EUA foram contra o uso da ONU como fórum para a legitimação do Estado Palestino.
23 – Certo. Israel e EUA se opõem a tentativa Palestina de reconhecimento do seu Estado através do Conselho de Segunraça da ONU.
24 - Certo. A tentativa frustrada de reconhecimento do Estado Palestino pelo Conselho de Segurança da ONU, e a posterior tentativa exitosa de reconhecimento pela Unesco, vem sendo comparada aos movimento da “primavera árabe”.
25 – Certo. Atualmente, o principal ponto de discórdia são os assentamentos israelenses na Faixa de Gaza e reivindicados pelos Palestinos, sendo que muitos foram frutos de especulação imobiliária.
26 – Certo. Para Israel e EUA, tanto a tentativa de reconhecimento pela ONU do Estado Palestino, como a aprovação da Palestina na Unesco, são medidas que acirram as tensões pois não são fruto de diálogo entre as partes.
27- Errado. O Hamas foi contra a proposta Palestina, como oposição ao Al-Fatah, grupo de Mahamoud Abbas, e pelo não reconhecimento do Estado de Israel.
28 – Certo. O caso Líbio é o único, até o momento, que obteve intervenção militar, no caso, da OTAN.
29 – Certo. O caso Líbio é o mais longo e o mais sangrento até agora da “primavera árabe”.
30 – Certo. O posicionamento oficial do governo, através da presidente Dilma, foi cauteloso, logo que os conflitos perduram na Líbia, e o Conselho de Transição está envolto de uma crise de poder e da dificuldade de pacificação na região.
31 – Errado. O caso Iraquiano não tem nada a ver com a “primavera árabe”. Mas, realemnte, o processo não parece ter chegado ao fim como demonstra a permanência dos conflitos no Egito e na Líbia, além da repressão do governo Sírio contra os manifestantes.
32 – Certo. O caso envolvido na questão é a deposição de Ali Abdullah Saleh do governo Iemita.



  Questões de Atualidades - Parte 2 


1) A polêmica em torno do Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõem diferentes interesses de setores da sociedade brasileira, envolvendo principalmente os interesses:

a) ruralistas e industrialistas;
b) industrialistas e ambientalistas;
c) indígenas e ambientalistas;
d) ruralistas e ambientalistas;
e) oposicionistas e situacionistas.


2) Analise as afirmações seguintes e assinale a correta:

I – Estima-se que 90% dos produtores estejam em situação irregular no país;
II – O atual código propõe o recrudescimento das regras de plantio, sobretudo nas margens de rios e para reflorestamento;
III- As maiores polêmicas encontram-se em torno das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas I e II;
e) apenas I e III.

3) O recente terremoto seguido de Tsunami em Fukushima além de abalar a terra e a economia japonesa colocou o mundo em alerta, novamente, como já experimentado em Tchernobill, para os riscos da energia nuclear.

Sobre esse assunto analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I - A Alemanha e a França, países europeus que estão entre os que mais utilizam a energia nuclear, já anunciaram planos para o fechamento de todas as suas usinas até 2022.
II – No caso específico da Alemanha, a pressão do Partido Verde foi decisiva para o fechamento das usinas, levando o Partido Democrata Cristão, da chanceler Angela Merkel, a uma contundente derrota legislativa.
III – A França, país europeu que mais depende da energia nuclear, logo que 80% da energia elétrica é baseada nessa fonte, não sinaliza uma diminuição dessa dependência para um futuro próximo.
IV – Na França, ao contrário da Alemanha, o “efeito Fukushima” foi minimizado pelo governo francês.
a) apenas I;
b) apenas I e II;
c) apenas II e III;
d) apenas I e III;
e) apenas III e IV.


4) Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I – Os recentes deslizamentos das encostas de morros que causaram centenas de mortes na serras do Rio de Janeiro, entre outros fatores, podem ser ligados ao fenômeno dos “extremos climáticos”.
II – Fortes chuvas, condições geológicas específicas, e ocupação irregular do solo, estão entre os fatores que explicam o desastre.
III – Catástrofes climáticas, já habituais no Brasil, como o “Furação Catarina”, e seguidos deslizamentos de encostas de morros, expõe a falta de infra-estrutura adequada para enfrentar o problema.

a)apenas I;
b)apenas II;
c)apenas III;
d) apenas II e III;
e) I, II, e III.




5) A chamada “guerra cambial” é um conjunto de medidas econômicas que visa enfraquecer a moeda nacional para tornar os produtos para exportação mais baratos no mercado internacional, assim ganhando em competitividade.

Sobre esse tema analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I – os maiores protagonistas da “guerra cambial” são os países emergentes, tais como o Brasil, China, índia e África do Sul.
II – Os EUA condenam a prática da “Guerra cambial”, pois o país perde fatias importantes do mercado mundial, logo que seus produtos, de melhor qualidade, permanecem mais caros.
III – Ao colocar mais dólares no mercado, o EUA reagiu a “Guerra cambial”, mostrando claramente com essa medida a valorização de sua moeda.
IV – Na recente reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo, que discutiu a “guerra cambial”, a pressão recaiu sobre a China, logo que os signatários defenderam mudança do câmbio chinês de fixo para livre. O que a levaria a valorização da sua moeda.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas IV;
e) Todas as alternativas estão corretas.

6) A queda de Strauss-Kahn da chefia do FMI deflagrou uma intensa disputa pela chefia do órgão.

Analise as afirmações a seguir e assinala a opção correta:

I – Christine Lagarde, Ministra das Finanças da França foi a única a oficializar sua candidatura que conta com amplo apoio mundial.
II – Países emergentes querem concorrer ao cargo como forma de sinalizar sua crescente participação na economia mundial.
III – o governo brasileiro, para ampliar as rodadas de discussão, propôs um mandato provisório, defendendo a tese de que em 2012 deveria ter eleição para o cargo.
IV – o governo brasileiro apóia a candidatura de Christine Lagarde de forma incondicional.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas I e IV;
d) apenas II e III;
e) apenas I, III e IV



7) O Ministério da Educação (MEC) recentemente vem enfrentando muitas críticas de diversos setores da sociedade brasileira. As mais recentes são:

I – escândalos envolvendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
II – a polêmica distribuição do livro didático de português “Por uma vida melhor” que apresenta sérios problemas gramaticais;

III – A mudança da estrutura do ensino fundamental reduzindo um ano de estudo.
IV – O veto da Presidente Dilma para a distribuição de um material sobre homofobia.

Existem quantas afirmativas corretas:

a)    Apenas uma.
b)    Apenas duas.
c)    Apenas três.
d)    Todas estão corretas.
e)    Nenhuma está correta.



8) A atual crise financeira que afetou à União Europeia abalou a confiança dos mercados financeiros internacionais com relação ao bloco. Muitos analistas afirmam que é um efeito reflexo da crise americana de 2008, e que tal efeito se faz sentir de forma mais aguda nos países mais frágeis economicamente do bloco. Dentre esses países, a atual crise européia afetou, principalmente:

a)    Turquia, Grécia e Portugal;
b)    Portugal, Espanha e França;
c)    Grécia, Portugal e Irlanda;
d)    Islândia, Grécia e Portugal;
e)    Espanha, Grécia e França.

9) A entrada da OTAN, e a implementação da ONU de uma área de exclusão aérea na região, parece ter tornado a crise mais aguda.  Agora o conflito é entre a situação, a oposição, e integrantes da OTAN, que se enfrentam nas principais ruas do país. Desde o início das atuais Revoltas Árabes, deflagradas a partir de janeiro de 2011, essa é a qual o conflito persiste há mais tempo.

O texto refere-se à:
a)    Revolução do Jasmin, na Tunísia, e a tentativa de derrubar seu presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, após as denúncias de corrupção do seu governo;
b)    ditadura iemita de Ali Abdullah Saleh, e o seu suposto apoio a Al-Qaeda;
c)    ditadura egípcia de Hosni Mubarak, que controla a passagem da região para a Faixa de gaza;
d)    ditadura  de Gaddafi, e a Guerra Civil que aflige a Líbia;
e)    oposição Talibã, no Afeganistão, à ação americana que desencadeou a morte de Osama Bin Laden.

10) “A notícia se tornou pública e mundial demonstrando uma nova fragilidade do governo e das instituições brasileiras”.
A citação pode se referir mais adequadamente à:
a)    Aos ataques direcionados por Hackers aos sites do governo, ao Portal Brasil, a Receita Federal, e ao IBGE;
b)     A demissão do Ministro Pallocci, acusado de enriquecimento ilícito ao multiplicar por 20 seu patrimônio entre o período de 2006 e 2010;
c)    Aos conflitos entre indígenas e garimpeiros nas reservas indígenas, como é o caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraíma;
d)    Aos recentes escândalos sobre biopirataria e uma complexa rede de venda de patentes envolvendo laboratórios multinacionais, ONG’s, indígenas e governo;
e)    Aos desvios de verba pública através de favorecimentos nas licitações envolvendo as obras da Copa de 2014.

11) O terremoto seguido de tsunami que afetou o Japão traz novamente à tona o debate mundial envolvendo o uso da Energia Nuclear. Nesse sentido, e a partir dos desdobramentos imediatos da crise japonesa, NÃO é correto afirmar:
I – Que a Alemanha aprovou a suspensão do seu programa nuclear até 2022;
II – Que o governo francês condenou o uso da energia nuclear, prevendo também a suspensão do seu programa;
III – Que o Brasil, após o desastre japonês, pretende suspender as obras de Angra III e desativar gradualmente Angra I e Angra II.
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e III;
e)    Apenas II e III.
12) Em termos de política externa, o governo de Dilma continua sendo criticado por posições adotadas ainda no governo anterior. Entre essas posições uma gerou significativo protesto no Parlamento Europeu:
a)    O não reconhecimento por parte do Brasil da independência do Sudão do Sul;
b)    Os entraves comerciais e políticos para a entrada da Venezuela no MERCOSUL;
c)    A manutenção do status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti;
d)    O apoio a China dentro dos debates da OMC;
e)    O apoio a candidatura mexicana representativa dos países emergentes para o FMI.

13) A polêmica em torno do Novo Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõe ruralistas e ambientalistas em diversos pontos, dentre eles:
I – Anistia para os desmatadores ao propor a autonomia da definição das APPS (Áreas de Preservação Permanentes) para os Estados;
II – Produtores rurais com até 4 módulos fiscais ficam isentos de recompor a reserva legal;
III – A mudança de 30m para 15m de recomposição da APPS nas margens dos rios.
Está correta a assertiva:
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e II;
e)    I, II e III.
14) O Censo 2010 confirma a tendência de envelhecimento da população brasileira. Os dados indicam que o Brasil deixará de ser um país jovem em 30 anos passando a ser um país adulto. Segundo o Censo os fatores de envelhecimento da população seriam:
I – Aumento da expectativa de vida;
II – Redução da taxa de fecundidade;
III – Movimentos migratórios.
Está  correta a assertiva:
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e II;
e)    I, II e III
15) Um recente escândalo envolveu o alto escalão governamental brasileiro. As acusações foram de corrupção e favorecimento em licitações de obras públicas, o que levou a importantes mudanças na cúpula governamental e afetou diretamente um dos partidos da base aliada, o Partido da República (PR).
O texto faz referência à:
a)     A crise entre governo e base aliada sobre as licitações de obras da Copa de 2014;
b)     A crise do Ministério dos Transportes, que derrubou o então Ministro Alfredo Nascimento, entre outros altos funcionários;
c)    As acusações de enriquecimento ilícito contra o então Ministro da Casa Civil Antônio Pallocci;
d)    As polêmicas que envolveram a base aliada e a oposição sobre o Novo Código Florestal;
e)    As divergências entre o governo Dilma e o Ministério Público sobre a execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
16) BRIC é a sigla criada em 2001 pelo economista Jim O’Neill, do Grupo Goldman Sachs, para designar os quatro principais países emergentes no mundo, Brasil, Rússia, Índia e China. Entretanto, recentemente o BRIC ganhou um novo membro passando a ser chamado de BRICS. Esse novo membro é:
a)    Venezuela;
b)    Sudão;
c)    Arábia Saudita;
d)    África do Sul;
e)    Síria.
17) Uma série de crises ministeriais tem marcado o governo Dilma. Após a queda de Pallocci, da Casa Civil, seguiram-se outras alterações ministeriais. Como é o caso de,
I – a crise no Ministério dos Transportes, que levou a queda do Ministro Alfredo Nascimento;
II – a crise no Ministério da Agricultura, que levou a demissão do Ministro Wagner Rossi;
III – a crise no Ministério da Fazenda, que levou a demissão no Ministro Guido Mantega.
IV – a crise no Ministério do Turismo, que levou a demissão do ministro Pedro Novais.

Esta (ão) correta (s)

a)    Apenas uma;
b)    Apenas duas;
c)    Apenas três;
d)    Todas estão corretas
e)    Nenhuma está correta.
18) A nova crise ministerial afeta um ministério que está em evidência recentemente devido as discussões da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Trata-se do ministério:
a)    da Integração e do Desenvolvimento Social;
b)    da Fazenda;
c)    do Planejamento;
d)    dos Esportes;
e)    das Cidades.
19) "Mais do que um movimento reivindicatório, é uma manifestação das crises estruturais e uma luta social". A crise de segurança pública atestada no Brasil ganha novos contornos recentemente, dentre os casos atuais é correto citar:
 I - A retirada definitiva das Unidades de Pacificação Permanente (UPP) do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
II- A atual greve dos agentes penitenciários e a liberação massiva de presos em São Paulo.
III - A greve e as manifestações dos bombeiros no Rio de Janeiro.
IV - Os conflitos entre Policiais Militares e as tropas de segurança do Exército na Bahia.
Esta (ão) Correta (s) a(s) alternativa(s)
a) Apenas I;
b) Apenas II e III;
c) Apenas III, e IV.

d)  Apenas I, II e III.
e) Todas as alternativas estão corretas

20) A região já foi palco há 30 anos de um conflito armado que envolveu a disputa pelo controle territorial. Recentemente, acusações mútuas de colonialismo e barreiras comerciais tensionaram novamente os rivais. Sobre essa disputa entre Argentina e Inglaterra pelas Ilhas Malvinas é correto afirmar:
I - A Argentina ameaça levar a questão a ONU acusando a Inglaterra de militarização no Atlântico Sul;
II - A Argentina reivindica a soberania do território, com apoio do Brasil e dos EUA, apesar da Inglaterra compreender as Malvinas como um território ultramarino britânico desde a vitória na guerra de 1982;
III - A Inglaterra explora petróleo na região desde 2009, o que gerou reação do governo Argentino com apoio do Brasil e da Venezuela.
IV - A maioria dos habitantes das Malvinas são britânicos e a polêmica com a Argentina vem sendo capitalizada politicamente pelo primeiro ministro David Cameron no momento de crise européia.
Esta (ão) Correta(s) a(s) alternativa(s):
a) Apenas I;
b) Apenas II e III;
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I, III, e IV
e) I, II, III, IV.


QUESTÕES DE ATUALIDADES GABARITO COMENTADO (PARTE 2)

1)      Letra “D” – A principal oposição sobre o novo código florestal envolve ruralistas X ambientalistas. Os ruralistas defendem que a lei atual engessa a produção e querem o abrandamento das leis. Já os ambientalistas, sustentam que o novo projeto anistia o desmatamento estimulando mais desmatamento. Para compreender melhor, os principais pontos polêmicos estão em torno: 1) das Áreas de Preservação Permanente (APP); 2) das Reservas Legais, e 3) da anistia aos grandes proprietários. Com relação as APP’s, locais mais frágeis como beira de rios, topos de morros e encostas, no código em vigor, de 1965, estipulava a faixa de 30 metros de não-desmatamento, para evitar erosão, deslizamentos e destruição das nascentes. Com o novo código, essa área será reduzida para 15 metros, e a liberação das APP’s para alguns tipos de cultivos e de criação pecuária. Já no que diz respeito às Reservas Legais, parcela de propriedade que deve ser preservada 20% (exceto na Amazônia Legal que chega a 80% e no Cerrado 35%), a polêmica no novo código está que a área a ser preservada cai pra 50% da propriedade se estiver em área com mais de 65% do território ocupado por unidades de conservação ou reservas indígenas; e produtores com até 4 módulos fiscais podem ficar isentos, no novo código, e propriedades de qualquer tamanho podem compensar multas até 2008  por desmatamento ilegal com reflorestamento.

2)      Letra “E” – O erro da assertiva II está que o novo código abranda a legislação anterior, e não recrudesce como trata o texto. Como divulgado pelos órgãos de imprensa, a maior parte das propriedades rurais no Brasil estão em situação irregulares, e os pontos polêmicos, como visto anteriormente, são as APP’s, as Reservas Legais, e a Anistia aos grandes proprietários rurais.

Dica para prova: quando a prova de Atualidades fornecer dados estatísticos, esses dados são “dados”, literalmente,  pela banca organizadora para serem interpretados. Por isso, 90% significa apenas “a maior parte” e não que é necessário saber com exatidão a estatística (se é 90% ou 94%!!!). Claro que se deve dar atenção aos dados discrepantes (como exemplo: a taxa de analfabetismo no Brasil é de 1%), mas, via-de-regra, os dados servem para interpretação.

3)      Letra “E”-  As assertivas I e II contém erros, pois a França, durante a crise de Fukushima, tentou minimizar os efeitos da crise, e reafirmou seu programa nuclear. No caso específico da assertiva II, não houve pleito legislativo, e muito menos derrota, por parte da chanceler Angela Merkel. O anúncio alemão de desativar seu programa até 2022 se deu por parte do governo como uma intenção e ainda será debatido no congresso. Cabe salientar a politização em torno do “tema nuclear” como uma possibilidade de questões para concursos.

4)      Letra “E”- Questão recorrente em concursos públicos são os efeitos dos “extremos climáticos” no Brasil. Lembrando que, para as provas de concursos, as catástrofes naturais (furacões, chuvas acima da média pluviométrica, alagamentos, deslizamentos de encostas, etc.) são compreendidas como efeitos dos “extremos climáticos”. O que fica cada vez mais evidente para o caso brasileiro, é a falta de infraestrutura e a ineficácia da ação pública para tratar do problema, bem como, a irregular ocupação do solo, e a falta de planejamento dos centros urbanos no Brasil.

5)      Letra “D”- O erra da afirmativa I, está em que “os maiores protagonistas” não são os emergentes, mas sim os países desenvolvidos, o que gera o embate com os emergentes, principalmente no que tange ao protecionismo cambial. O erro da afirmativa II está em que os EUA também praticam a “Guerra Cambial” para valorizar/desvalorizar sua moeda conforme as necessidades do seu mercado. O erro da afirmativa III está em que colocando mais dólares no mercado isso desvaloriza a moeda. Portanto, a resposta é IV, logo que o centro da “guerra cambial” são as disputas entre os EUA e Países da Zona do Euro que exigem a mudança do câmbio Chinês de fixo para livre.

6)      Letra “D”- A afirmativa I está errada porque existiam outras candidaturas oficiais como da Turquia, da África do Sul, e do México. A afirmativa II está correta, logo que os países emergentes, como o México, Turquia, África do Sul, e até mesmo o Brasil, propuseram candidaturas, ou cogitaram candidaturas, como no caso brasileiro, argumentando sua importância no cenário econômico mundial. A afirmativa III expressa a orientação do governo brasileiro, que apoiou a candidatura de Lagarde sob a condição de que fosse para um mandato provisório e que se realizasse eleições em 2012. O que acabou não acontecendo, logo que Lagarde foi eleita e assumiu em caráter permanente.


7)      Letra “C” –  As afirmativas corretas são apenas I, II e IV. A afirmativa III está errada logo que o MEC aumentou um ano no ensino fundamental.

8)      Letra “C”- Os países mais afetados pela atual crise europeia são representados pela sigla PIIGS – Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, e Espanha (Spain em inglês).

9)      Letra “D”- O caso Líbio se diferencia dos demais logo que fora o único (até o momento) com intervenção militar estrangeira liderada pela OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

10)   Letra  A”-  Os ataques de grupos de hackers aos sites governamentais mostram essa “nova fragilidade” do governo e das instituições brasileiras.


11)   Letra  E”-  A politização do debate em torno na energia nuclear após o desastre de Fukushima não levou o governo francês e nem o governo brasileiro a recuar com seus programas nucleares, como o fez a Alemanha.

12)   Letra “C”- Com referência a alternativa “a” o Sudão do Sul é o país mais novo a ter sua independência reconhecida, sendo a posição brasileira favorável. No que diz respeito à alternativa “b”, o governo Dilma, assim como o governo anterior, defendem a importância da Venezuela como membro do Mercosul (desde 2006) e cada vez mais se reduzem os entraves comerciais. Na letra “d” o Brasil, recentemente, reclamou junto à OMC pelas desvantagens cambiais com relação ao comércio com a China.  Já, na letra “e”, o Brasil, após a queda de Strauss-kahn da chefia do FMI, apoiava uma candidatura provisória para a ocorrência de eleições em 2012, fato que não gerou protesto do Parlamento Europeu como indica o enunciado. Portanto, a resposta é a letra “c “, o asilo político de Cesare Battisti, que através de pressão da Itália gerou grande desconforto do Parlamento Europeu frente a posição do governo brasileiro.

13)   Letra “E”- a alternativa contém o resumo das principais disputas entre os ruralistas e os ambientalistas com relação ao novo código florestal.


14)   Letra “E”- As assertivas I e II contêm os indicadores mais óbvios de envelhecimento da população: aumento da expectativa de vida, e redução da taxa de fecundidade. Entretanto, a assertiva III também está correta, pois a tendência dos movimentos migratórios no Brasil demostram um deslocamento histórico da população brasileiro do meio rural para o meio urbano; do norte-nordeste para o sul-sudeste; além de um deslocamento recente para cidades de médio porte. Esses fatores impactam diretamente no aumento da expectativa de vida, sobretudo no que diz respeito a melhores condições infraestruturais (hospitais, saneamento básico, segurança, etc), educacionais, e até mesmo o incremento de renda proporcionado pelo centros urbanos.

15)   Letra “B”- A questão ilustra a crise Ministério dos Transportes que afetou a base aliada e o Partido da República (PR).


16)   Letra “D”- A questão faz referência à entrada da África do Sul como membro ao grupo dos emergentes o BRICS.

17)   Letra “C”- a única assertiva errada é a III, pois as crises ministeriais não levaram a queda do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, apesar de recentemente ele estar na condição de dar explicações sobre os escândalos que levaram a demissão do Diretor da Casa da Moeda.


18)   Letra “D”- o ministério em evidência pelas discussões da Copa de 2012 e das Olimpíadas de 2016 é o Ministério dos Esportes.

19)   Letra  C” – os casos corretos são as assertivas corretas são III e IV,


20)   Letra “D”-  A única assertiva errada é a II, pois EUA não dá apoio a causa Argentina. A ameaça Argentina de levar a disputa a ONU é apoiada pelo Brasil, principalmente pela militarização na região e pela exploração inglesa de petróleo na região.