quinta-feira, 4 de abril de 2013

Presidente de Chipre anuncia pacote para reativar a economia

Presidente de Chipre anuncia pacote para reativar a economia

Autor(es): Nicósia
O Globo - 01/04/2013
 
Um dia depois de o Banco Central estipular as condições que vigorarão sobre os depósitos superiores a - 100 mil - cujos correntistas perderão 60% de suas economias acima do teto garantido pelo Estado e receberão 37,5% do valor a descoberto em ações do banco -, o presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, anunciou um programa urgente de recuperação econômica, aplicável em um prazo de três e seis meses. Segundo o jornal espanhol "El País", os detalhes do plano devem ser apresentados na quinta-feira, quando representantes da troika - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - visitarem Nicósia para avaliar o impacto do resgate de ¬ 10 bilhões e duas exigências mínimas: o controle de capitais e a reestruturação do setor bancário cipriota.
Anastasiades explicou em entrevista ao jornal "Fileléfzeros" as linhas gerais do plano. Ao contrário do que espera a maioria da população, o pacote não se baseia em medidas de austeridade, mas, fundamentalmente, em apressar a tramitação de projetos de investimento e em atrair capital estrangeiro, baixar a elevadíssima conta de luz - muito superior que as irrisórias tarifas de telefonia móvel -, dar incentivos fiscais às empresas que reinvestirem seus lucros e recorrer a fundos europeus para combater o desemprego entre jovens, que em dezembro era de 28,4%, segundo dados da Eurostat. Outra medida prevista é uma reforma legislativa para permitir a abertura de cassinos na ilha.
O presidente cipriota assegurou ter negociado com a troika que não haverá reduções salariais, demissão de funcionários públicos ou diminuição de aposentadorias até 2015. Cerca de 60 mil trabalhadores, de uma população de 800 mil, dependem do Estado.
- São mensagens contraditórias, nas quais ninguém acredita - disse ao "El País" uma professora de Ensino Médio, que preferiu não se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário