segunda-feira, 22 de abril de 2013

ATAQUE EM BOSTON MATA 2 E FERE 115; EUA ELEVAM ALERTA

ATAQUE EM BOSTON MATA 2 E FERE 115; EUA ELEVAM ALERTA

ATAQUE À MARATONA DE BOSTON MATA 2 E FERE 115; ALERTA CONTRA TERROR É ACIONADO
O Estado de S. Paulo - 16/04/2013
 

Duas bombas explodiram na linha de chegada de maratona e 2 foram desativadas; FBI fala em terrorismo
Um ataque terrorista com ao menos duas bombas deixou dois mortos e 115 feridos ontem durante a Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo. A autoria não era conhecida até o início da noite e ninguém havia sido preso. As bombas foram detonadas em intervalos de 15 segundos, perto da linha de chegada. Outros dois explosivos foram desarmados. Parte do espaço aéreo da cidade foi fechada e os sinais de telefones celulares, bloqueados, para evitar possível detonação por controle remoto. Um incêndio na Biblioteca JFK, que reúne o acervo do presidente John Kennedy, 1 hora depois das explosões, era investigado. Espectadores mutilados e com fraturas expostas eram levados para tendas montadas para atender os corredores. O ataque fez com que a segurança fosse reforçada em hotéis e pontos turísticos de Nova York. Em Washington, a Avenida Pensilvânia, onde fica a Casa Branca, foi fechada para pedestres. Cerca de 27 mil corredores participam da prova, que atrai 500 mil espectadores.
BOSTON, EUA
Um atentado com pelo menos duas bombas aparentemente caseiras matou 2 pessoas e feriu outras 115 ,6 delas em estado grave - segundo o jornal Boston Globe -, durante a Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo. A autoria dos ataques ainda não tinha sido identificada até ontem e ninguém tinha sido preso. As autoridades tratam o episódio como ataque terrorista e o presidente Barack Obama ordenou a investigação.
De acordo com a rede de TV CNN, um dos mortos é uma criança de 8 anos. A polícia desarmou outros dois explosivos caseiros e investiga um incêndio na Biblioteca JFK, que reúne o acervo do presidente John Kennedy, ocorrido uma hora depois das explosões. Na instituição, no entanto, ninguém se feriu.
As bombas foram detonadas a poucos metros da linha de chegada da maratona pouco antes das 16 horas (horário de Brasília), cerca de três horas depois de os vencedores da corrida terem terminado o percurso. Segundo a polícia local, os dois explosivos foram colocados na Rua Boyls-ton e detonados com um intervalo de 15 segundos entre eles.
Segundo a polícia, outros dois dispositivos foram encontrados e desarmados por meio de explosões controladas.
O hotel que funcionava como sede da maratona foi fechado após as explosões e ninguém pode entrar ou sair do local. A Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês) fechou o espaço aéreo sobre parte de Boston e os sinais de telefones celulares foram bloqueados para evitar detonações por controle remoto.
A zona de exclusão aérea tinha um raio de 5,6 km em torno da Rua Boylston e uma altura de 914 metros - bem abaixo da altitude de um avião comercial normal. As operações do Aeroporto de Boston não foram afetadas. A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano prometeu oferecer "toda a assistência necessária" à cidade.

A segurança foi reforçada em hotéis e locais turísticos em Nova York e a Avenida Pensilvânia, onde fica a Casa Branca, foi fechada para pedestres em Washington.
Pânicon Cerca de 27 mil corredores, profissionais e amadores, participaram da corrida, O canadense Mike Mitchell, um dos participantes da maratona, disse ter visto uma "grande explosão". "Todo mundo entrou em pânico", disse.
Espectadores ensangüentados foram levados para tendas de atendimento médico próximas montadas para atender os corredores fatigados pela maratona. Havia pessoas mutiladas, com fraturas expostas e perdendo muito sangue após as explosões.
O corredor Roupen Bastajian foi um dos primeiros corredores a chegar ao local da explosão. "Vi todas aquelas pessoas no chão. Tentamos fazer torniquetes para impedir os sangramentos. Muitas vítimas tiveram pernas decepadas", disse ele à agência Associated Press. "Cerca de 25 ou 30 pessoas tinham perdido a perna, ou sido amputadas do tornozelo para baixo."
A Maratona de Boston é realizada anualmente desde 1897 e reúne cerca de 500 mil espectadores todos os anos. Segundo a organização, não houve nenhuma ameaça. O ataque ocorreu no feriado do Dia do Patriota, em Massachusetts. / ap, reuters e NYT

Nenhum comentário:

Postar um comentário