quarta-feira, 6 de março de 2013

MORRE CHÁVEZ E EXÉRCITO DÁ APOIO AO VICE DA VENEZUELA

MORRE CHÁVEZ E EXÉRCITO DÁ APOIO AO VICE DA VENEZUELA

HUGO CHÁVEZ 1954 - 2013
O Estado de S. Paulo - 06/03/2013
 

Após 2 anos de luta do presidente contra câncer, venezuelanos vivem fim de uma era; Herdeiro político, Maduro reforçou que o chavismo permanecerá; Governo acusou os EUA pela doença e expulsou diplomatas
Morreu ontem, aos 58 anos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias, após quase dois anos de luta contra um câncer na região pélvica. A morte foi anunciada pelo vice e herdeiro político, Nicolás Maduro. "Recebemos a informação mais dura e trágica que podemos transmitir ao nosso povo. Morreu nosso comandante Chávez", disse, em cadeia nacional. Maduro reforçou que o governo chavista permanecerá o mesmo. Ele foi respaldado pelo ministro da Defesa, Diego Molero, que foi à TV dar "total garantia" das Forças Armadas a Maduro e ao presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello. A Constituição prevê eleições 30 dias após a morte do presidente. "Vamos cumprir a Constituição, para o bem da república", garantiu Molero, sem mencionar eleições. Antes do anúncio da morte de Chávez, Maduro chegou a acusar os Estados Unidos pela doença do presidente e determinou a expulsão dos diplomatas dos EUA em Caracas David Delmonico e Deblin Costal. Após 14 anos de governo, Hugo Chávez adotou o mais radical discurso anti-EUA na América Latina, apesar de continuar a fornecer petróleo para Washington. Projetos sociais garantiram a popularidade necessária para transformá-lo em um campeão das urnas: perdeu somente uma eleição em 15 disputadas. Em pronunciamento, a presidente Dilma Rousseff descreveu Chávez como "amigo do Brasil".
Morre o líder bolivariano
Hugo Chávez perde luta contra o câncer; Constituição prevê eleição nos próximos 30 dias
As complicações decorrentes de um câncer detectado em 2011 puseram fim ontem à era de Hugo Chávez na Venezuela. Após 14 anos de governo, o líder bolivariano converteu-se na mais radical personalidade anti-EUA dos últimos anos na América Latina - apesar de ser um dos principais fornecedores de petróleo de Washington.
Beneficiado pela alta do preço do produto na última década, Chávez manejou mais de US$ 1 trilhão da receita do petróleo do país. Seu investimento em projetos sociais garantiu a popularidade que o transformou em um campeão das urnas. Perdeu apenas 1 dos 15 processos eleitorais a que se submeteu durante o período em que permaneceu no poder.
Elevado quase à condição de divindade por partidários, Chávez, no entanto, era tido como um líder autocrático pelos adversários - que o acusavam de distribuir a riqueza venezuelana com países aliados a seu arco esquerdista.
O líder venezuelano também tinha uma relação de confronto com a mídia privada e causou o fechamento de emissoras de rádio e TV. Sua doença foi tratada como segredo de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário