terça-feira, 5 de março de 2013

COMENTÁRIOS PROVA BNDES/2013 – TÉCNICO ADMINISTRATIVO (Prova 13/Gabarito 01)



COMENTÁRIOS PROVA BNDES/2013 – TÉCNICO ADMINISTRATIVO (Prova 13/Gabarito 01)

65
O texto abaixo, de Frei Betto, foi publicado pouco antes do evento Rio+20. Em junho, o Brasil abrigará, no Rio, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Paralelo ao evento oficial, haverá a Cúpula dos Povos, que congrega os movimentos sociais e ambientais. A disputa será entre a “economia verde”, defendida pelos arautos do neoliberalismo e a “economia solidária”. [...] Constata a ONU que, embora tenha havido melhoria nos itens saúde e educação, comparados às décadas anteriores, ainda hoje cerca de 900 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico [...].

Revista Caros Amigos. São Paulo: Abril. v. 16, n. 181, 20 abr. 2012, p. 16.

A disputa a que o texto faz referência deve-se ao fato de os defensores da “economia solidária” acreditarem que não haverá preservação ambiental sem a adoção de medidas eficazes de

(A) combate à corrupção dos políticos na esfera do poder municipal
(B) alavancagem do aumento do volume produtivo do setor industrial
(C) implementação de políticas agrárias para a produção de exportação
(D) crescimento potencial energético com construção de novas hidrelétricas 
(E) superação do atual modelo de desenvolvimento predatório de distribuição desigual da riqueza

Comentário: Questão interpretativa e conceitual. A Rio + 20 fora assunto trabalhado em aula! O texto trata da oposição entre a “economia verde” e a “economia solidária”. A “economia solidária” pensa uma forma de economia (produção, consumo e distribuição da riqueza) voltada para a valorização do ser humano, e não para a pura e simples reprodução do capital. Tem forte base associativa e cooperativa preconizando o trabalho como forma de libertação humana e almejando a democratização da economia. Portanto, busca, entre outras coisas, superar a distribuição desigual da riqueza, como referido na alternativa “E”.

66
Algo sinistro começou a acontecer nos Estados Unidos, em 2006. A taxa de despejos em áreas de baixa renda de cidades antigas, [...], repentinamente, explodiu. Contudo, as autoridades e a mídia não deram atenção porque as pessoas afetadas eram de baixa renda, [...]. Foi somente em 2007, quando a onda de despejos atingiu a classe média branca, [...], as autoridades começaram a levar em consideração, e a grande imprensa, a comentar. Projetos de novos condomínios e comunidades fechadas (muitas vezes em “bairros dormitórios” ou atravessando zonas urbanas periféricas) começaram a ser afetados. Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas, e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejados. [...] Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

Uma grave crise econômica instaurou-se recentemente nos EUA. Assim é que, em 2008, a crise das hipotecas subprime, como veio a ser chamada, provocou

(A) pequena diminuição no valor das casas
(B) aumento de preço dos imóveis nos grandes centros
(C) descongelamento dos créditos nos mercados globais
(D) desmantelamento de grandes bancos de investimentos, como o Lehman Brothers
(E) privatização de instituições de empréstimos em outras partes do mundo, como o Northern Rock

Comentário: Questão interpretativa e trabalhada em aula! A questão remete às origens da “bolha” na economia americana, ou seja, num primeiro momento, a crise no setor de crédito decorrente do “boom” da construção civil americana e do endividamento da classe média, e, num segundo momento, às execuções hipotecárias (subprime) que afetaram definitivamente o mercado de crédito na economia americana e “quebraram” as grandes instituições bancárias, como o Lehman Brothers referido na alternativa “D”.

67
[...] a Embraer e a Telebras divulgaram um acordo que promete ajudar o Brasil a acelerar sua capacitação no setor aeroespacial, desenvolver novas tecnologias, ter mais autonomia no setor de defesa e, de quebra, levar a internet por banda larga aos locais mais remotos do país. As duas companhias anunciaram a formação de uma nova empresa. [...] A primeira missão [...] será capitanear o desenvolvimento de um novo satélite geoestacionário, [...]. A principal função do novo equipamento, prestar o serviço de transmissão de dados sigilosos ao Ministério de Defesa, é importantíssima para o país.

Revista Isto É. São Paulo: Abril, n. 2.221, 6 jun. 2012, p. 126.

Levando-se em conta a principal função do novo equipamento, expressa no trecho acima, tal empreendimento é muito importante porque o Brasil carece de satélites para transferência de informações de forma segura.  Nesse contexto, encontram-se, especialmente, as de caráter

(A)   espacial (B) ambiental (C) estratégico (D) sociológico (E) econômico

Comentário: Questão puramente interpretativa, no próprio texto fala em “transmissão de dados sigilosos ao Ministério da Defesa”, portanto, só poderia se tratar do “caráter estratégico” das informações, como na alternativa “C”.

68
[...] uma das afirmações centrais concernentes à democracia consiste em admitir que se trata de uma forma política não só aberta aos conflitos, mas essencialmente definida pela capacidade de conviver com eles e de acolhê-los, legitimando-os pela institucionalização dos partidos e pelo mecanismo eleitoral. Tem sido também uma das bandeiras de luta democrática a negação do partido único como uma impossibilidade de fato e de direito para a prática democrática. Essas afirmações [...] omitem o fundamental [...]: a questão da qualidade. [...] Isso significa que se, por um lado, o pluripartidarismo implica aceitação das divergências, por outro, enquanto multiplicidade de posições, é apenas um Signo da possibilidade democrática e não a efetividade democrática. Tanto isso é verdade que cada um dos partidos pode organizar-se de tal forma que nele não haja democracia interna, como ainda serve de álibi para aqueles que apontam os partidos como prova de inexistência de vida democrática.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia – o discurso competente e outras falas. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

No fragmento do texto de Chauí sobre a democracia, prioriza-se a abordagem de ordem

(A) filosófica, porque enfoca os princípios dos sistemas econômicos.
(B) sociológica, porque enfatiza uma reflexão sobre as instituições democráticas.
(C) histórica, porque resgata o processo de construção das sociedades democráticas.
(D) econômica, porque discute as relações entre democracia e sistemas políticos.
(E) geográfica, porque valoriza a individualização de espaços com regimes políticos hegemônicos.

Comentário: Questão um pouco fora do contexto de provas de Conhecimentos Gerais e Atualidades para concursos públicos, ao tratar de áreas das ciências humanas, e mais especificamente, do campo das ciências sociais, algo muito específico para um concurso público como o do BNDES. Pode-se até pedir pela ANULAÇÃO da questão por fugir do contexto de prova. Entretanto, mesmo o candidato não conhecendo a obra da eminente Profa. Dra. Marilena Chauí, a questão é puramente interpretativa, pois se trata de uma leitura sobre a questão democrática e de suas instituições, no caso específico, os partidos políticos. Assim, o fragmento trata de uma questão de sociologia política, como referenciado na alternativa “B”, ou ainda de ciência política, ou de filosofia política, por isso um tanto ambígua para um concurso público.

69
A qualidade da educação pública no ensino fundamental e médio é de longe o maior desafio que o Brasil enfrenta. [...] Dos 3,5 milhões de alunos que ingressam no ensino médio, apenas 1,8 milhão se formam. Desses, só 10% atingem nível esperado de aprendizado. [...] Isso significa que, todo ano, jogamos milhões e milhões de adolescentes despreparados no mercado de trabalho, sem nenhuma perspectiva de ascensão social e econômica.

Revista Época. São Paulo: Abril. Edição Histórica, n. 733, 4 jun. 2012, p. 75.

Considerando-se não ser adequado isolar um único aspecto, mas um conjunto de ações eficazes, é urgente que, em primeira instância, a educação

(A) seja uma prioridade do Estado.
(B) apresente oferta de cursos para preparação do corpo docente.
(C) aponte para a adoção do horário integral nas escolas federais.
(D) receba investimentos do setor público estadual para o ensino a distância.
(E) represente a função básica das empresas privadas do setor produtivo.

Comentário: Questão interpretativa e também trabalhada durante o curso por mim ministrado, a educação deve ser uma prioridade, e como consta do artigo segundo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), é um DEVER da família e do Estado, como sugere a alternativa “A”.

70
As descobertas do pré-sal abrem enormes possibilidades para a geração de renda, a abertura de um novo ciclo de crescimento e o aprofundamento das transformações do Brasil. [...] O ritmo em que esse programa será colocado em prática depende da velocidade em que a sociedade brasileira perceberá as oportunidades e os desafios relacionados com as descobertas – e seus entrelaçamentos com os sistemas atuais de produção, refino e distribuição, em várias dimensões: operacional, regional, cambial, tributária e de investimento no próprio setor e no conjunto da economia.

Revista Época. São Paulo: Abril, Edição Histórica, n. 733, 4 jun. 2012. p. 84. Adaptado.

Levando-se em conta as possibilidades apontadas no texto, verifica-se que o sucesso do programa deverá combinar o ritmo adequado de investimentos com o(a)

(A) máximo de benefícios sociais
(B) contenção da expansão de biocombustíveis
(C) redução de velocidade no acesso de novas tecnologias
(D) busca acirrada por autossuficiência da produção nacional de petróleo
(E) reversão da situação de deficit na balança comercial de petróleo e derivados

Comentário: Assunto também tratado durante as aulas. Como o próprio texto faz referências, “as descobertas do pré-sal abrem enormes possibilidades para a geração de renda (...)”, assim o sucesso do programa deverá combinar esse ritmo de crescimento de investimentos (desenvolvimento econômico) com o “desenvolvimento social”, como coloca a letra “A”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário