segunda-feira, 11 de março de 2013

Referendo decedirá futuro das Ilhas Malvinas

Referendo decedirá futuro das Ilhas Malvinas

Da BBC Brasil

A população das Malvinas (para os argentinos) ou Falklands (para os britânicos) vai às urnas neste domingo (10) e amanhã (11) em um referendo que decidirá sobre a possibilidade de as ilhas continuarem sendo território britânico ultramarino.

A Argentina tem constantemente reiterado o desejo de retomar as ilhas, 30 anos depois de suas tropas terem sido derrotadas por uma força-tarefa britânica em um conflito que durou 74 dias.

Os habitantes da ilha decidiram manter o referendo, proposto pelo Reino Unido no ano passado, em resposta à pressão argentina por negociações sobre a soberania. Dos cerca de 2.900 moradores, 1.672 podem votar.

Espera-se que a pequena comunidade vote pela continuidade do domínio britânico. A provável vitória do "sim" ao atual status das ilhas não deve, porém, resolver a disputa.

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse que a vontade dos moradores das ilhas, habitantes não é relevante para a questão territorial.

A maioria argentinos considera as ilhas, que eles chamam de Las Malvinas, como parte da Argentina. As ilhas ficam a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino, mas são administradas e ocupadas pela Grã-Bretanha desde o século 19.

Dos cerca de 2.900 moradores das Falkland/Malvinas, 1.672 podem votar.

Fonte: Agência Brasil (EBC)  
 
 

Publicado em: 11/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário