segunda-feira, 18 de março de 2013

FRANCISCO, O PAPA ARGENTINO

FRANCISCO, O PAPA ARGENTINO

FRANCISCO, UM PAPA LATINO-AMERICANO
Autor(es): Andrei Netto Jamil Chade José Maria Mayrink
O Estado de S. Paulo - 14/03/2013
 

Primeiro pontífice do continente americano, Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é também o 1º jesuíta a ocupar trono de Pedro • Escolha surpreendeu fiéis e analistas • Seu nome rompeu impasse entre grupos pró e contra a Cúria
Habemus papam
Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito ontem o 266º papa na quinta votação, no segundo dia de conclave. Arcebispo de Buenos Aires, o primeiro pontífice do continente americano é também o primeiro jesuíta e o primeiro Francisco, nome que adotou, a ocupar o trono de Pedro, informam os enviados especiais Jamil Chade, José Maria Mayrink e Andrei Netto. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando a decisão dos 115 cardeais, às 19h10 (15h10 em Brasília). Uma hora depois, o argentino apareceu no balcão da Basílica de São Pedro, para uma Praça São Pedro lotada. Em seu pronunciamento, pediu aos católicos, que somam 1,2 bilhão, que empreendam "um caminho de fraternidade e de amor". Uma surpresa para o mundo, seu nome rompeu o impasse entre os dois grupos, pró e contra Cúria, que haviam se formado nos últimos dias, derrotando o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer. Para analistas, os cardeais escolheram o "papa possível", que deverá conduzir a Igreja para uma transição que se acreditava finalizada com a renúncia de Bento XVI.
Numa escolha surpreendente, conclave de dois dias elege o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, um jesuíta austero de 76 anos, o primeiro pontífice de fora da Europa em 1.300 anos.
Foi uma surpresa geral. Os fiéis que lotavam ontem, a Praça São Pedro, entre os quais centenas de padres e freiras, precisaram de alguns minutos para entender o nome do papa eleito, antes de aplaudi-lo. "Eu vos anuncio uma grande alegria: temos papa, o digníssimo senhor Jorge Mario, cardeal Bergoglio, que escolheu o nome de Francisco", comunicou o protodiácono Jean-Louis Tauran, cardeal francês, do balcão central da Basílica de São Pedro. Argentino, Francisco entra para a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano. Havia quase 1,3 mil anos que o escolhido era do continente europeu.
O mundo conheceu o nome do 266° homem a ocupar o trono de Pedro às 20h12 (16h12 em Brasília), uma hora e sete minutos após a fumaça branca ter saído da chaminé da Capela Sistina, onde o Colégio Cardinalício fez uma votação na terça-feira e quatro ontem. Mais de 50 mil pessoas acompanharam o anúncio na Praça São Pedro, apesar da chuva que caiu ao longo de todo o dia e de uma temperatura em tomo dos 8ºC.
Em sua primeira mensagem aos fiéis, após aparecer na sacada da basílica, Francisco agradeceu aos fiéis e afirmou que gostaria de fazer uma oração a Bento XVI, a quem chamou de "nosso bispo emérito". Hoje, Francisco visitará Bento XVI, em Castel Gandolfo.
Jesuíta, considerado austero, Francisco é arcebispo emérito de Buenos Aires. Em 2005, teve grande votação no conclave que elegeu Bento XVI. Há 27 anos, porém, cardeal Bergoglio é alvo de grupos de direitos humanos na Argentina. Para parte dos militantes, ele ilustra o silêncio da Igreja sobre crimes praticados pelo regime militar (1976-1983). Nos últimos anos, sofreu um revés em seu país com a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário