quarta-feira, 7 de março de 2012

Merkel adia decisão sobre Angra 3

Merkel adia decisão sobre Angra 3

Valor Econômico - 07/03/2012
 

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, avisou ontem que seu governo não decidiu ainda se vai renovar o aval de € 1,4 bilhão para a construção da usina nuclear de Angra 3. A presidente Dilma Rousseff reagiu, dizendo que, de todo modo, o Brasil continuará a construção da usina e que "não demoniza a energia nuclear".
O prazo para a renovação do aval alemão é dia 22. Ontem, a visita de Merkel e Dilma à maior feira de telecomunicações do mundo foi acompanhada por um grupo de manifestantes contra o financiamento para a usina brasileira. "Respeitamos e entendemos as posições da Alemanha. Nossa decisão é prosseguir Angra e, a partir daí, reavaliar o que faremos na sequência. Agora, não temos no Brasil uma posição de demonização da energia nuclear", afirmou Dilma.
Antes de terminar a entrevista, Dilma voltou ao tema para lembrar que, no Brasil, a participação do combustível nuclear na matriz energética é de somente 2%.
No ano passado, o Partido Social-Democrata, a exemplo dos verdes e da esquerda, questionou o governo de Merkel sobre a garantia de crédito à exportação de equipamentos para Angra 3. Consideram que isso é incoerente com a decisão da primeira-ministra, de fechar todas as usinas nucleares na Alemanha até 2022, depois da tragédia de Fukushima, no Japão.
A prerrogativa para dar liberar a agência de financiamento Hermes, porém, é do Conselho Intergovernamental sobre Garantia de Crédito à Exportação, e a percepção do Brasil é positiva.

3 comentários:

  1. Bom dia!!!

    Cássio não entendo a relação do Brasil precisar do aval da Alemanha para construção de Angra 3.
    O que acontece??

    Desde já Agradeço a Atenção!

    Att, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,

      Bem...Para a finalização das obras de Angra 3 o governo brasileiro fechou parceria com a Siemens, e esta, por sua vez, receberia um aval de 1, 4 bilhões de Euros do governo alemão para o financiamento da exportação de equipamentos para o Brasil. Entretanto, os ativistas alemães contra a energia nuclear estão pressionando o governo condenando esse aval do governo alemão, o que levou a chanceler alemã a repensar esse financiamento.

      Cabe lembrar que, o programa nuclear brasileiro conta com apoio de longa data dos alemães desde os anos 1970, na construção de Angra 1 e Angra 2.

      Essa posição atual do governo alemão soou como uma pressão política ao governo brasileiro. O que prontamente foi rebatido pela presidente Dilma, ao afirmar que a construção sai de qualquer jeito.

      Espero que tenha ajudado...

      qualquer coisa mantenha contato

      bons estudos!!

      Cássio Albernaz

      Excluir
  2. essa briga parece que vai ser boa! dilma x merkel

    ResponderExcluir