segunda-feira, 26 de março de 2012

Gabarito e comentários da prova do Banco do Brasil (Escriturário/2012)


Gabarito e comentários da prova do Banco do Brasil (Escriturário/2012)

Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados como futuro do continente.
Esse referendo popular decidiria sobre a(o)

a)      Aliança estratégica com os países dos Bálcãs
b)      Ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
c)       Presença das forças militares da OTAN na Europa
d)      Pacote de Socorro financeiro do resto da Europa
e)      Efeito político da Primavera Árabe na economia grega

Comentários: Resposta letra “D” – Questão previsível de prova como chamei atenção no pré-prova. Como a crise grega se trata de uma crise financeira de crédito causada, entre outros fatores, pelos elevados gastos públicos e pelo endividamento que expôs a dificuldade de saneamento das contas públicas grega, uma das formas de conter a crise foram medidas de austeridade e enxugamento dos gastos públicos, além de contração do socorro financeiro promovido pelo Fundo de Resgaste Europeu. Devido a impopularidade das medidas de austeridade propostas, o então primeiro-ministro George Papandreau convocou um referendo para a população votar sobre o pacote anticrise, logo que determinava o futuro do país.

Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil, os igarapés amazônicos, o pantanal mato-grossense, os lagos de represa e as lagunas ao longo do litoral marítimo são ecossistemas nos quais devem se harmonizar os cinco “Ps”.
No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e á

a)      Extração de petróleo;
b)      Prática da policultura;
c)       Expansão da pecuária;
d)      Fabricação de polímeros;
e)      Produção de polpas vegetais.

Comentários: Resposta letra “A” – Questão mais difícil da prova, pois cobra conhecimentos mais detalhados da pauta da Rio + 20, (o que foi chamada a atenção também no pré-prova!!!) e das discussões sobre desenvolvimento sustentável. As atuais discussões sobre desenvolvimento sustentável vão para além da questão pura e simples sobre e meio ambiente, que no Brasil tradicionalmente remontam ao ecossistema amazônico, vislumbrando através da pauta econômica e social outras interfaces entre os diferentes ecossistemas. Assim, a questão trata da necessidade de discutir essas interfaces socioambientais os 5 “Ps”, ou seja, a regulação a atividade de pesca comercial;  a disseminação das técnicas de piscicultura; a recuperação, ampliação e modernização dos portos; a maior fiscalização e proteção das praias;  além da discussão sobre o uso e os direitos sobre o pré-sal e a extração de petróleo.

O PIB zero no terceiro trimestre é o legado negativo do crescimento inflado pelo governo brasileiro em 2010. A economia deve ser freada bruscamente (...). A explicação mais simples para essa freada brusca é que o país estava avançando em uma velocidade superior às suas possibilidades.
A explicação para a situação econômica descrita deve-se majoritariamente ao crescimento negativo do seguinte setor produtivo:

a)      Indústria
b)      Agropecuária
c)       Investimentos
d)      Construção civil
e)      Serviços financeiros

Comentários: Reposta letra “A” – Questão previsível e também debatida e destacada no pré-prova. Como cotidianamente vem mostrando os noticiários o país passa por uma tendência de desindustrialização que o governo vem combatendo com a redução de juros e ampliação de investimentos.


Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.
A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:

a)      Cultural
b)      Política
c)       Espacial
d)      Ecológica
e)      Ambiental

Comentários: resposta letra “B” – A ordem do exercício é clara.... a sustentabilidade descrita, ou seja, não é a sustentabilidade em si como pauta ecológica e ambiental, mas a sustentabilidade do desenvolvimento que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Nesse caso a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO, e não ambiental. Pura interpretação de texto!!!


Em 2011, a população da cidade acreana de Brasileia deparou com o incremento da chegada maciça de imigrantes oriundos de um país da região do Caribe. Esses imigrantes vêm para o país à procura de abrigo, depois do impacto econômico e social que sofreram em seu país de origem, devido ao terremoto ocorrido em 2010. Atualmente, o governo brasileiro efetiva ações que regularizem a entrada de novos imigrantes provenientes desse mesmo país.
A situação descrita refere-se a imigrantes

a)      Cubanos
b)      Haitianos
c)       Dominicanos
d)      Hondurenhos
e)      Guatemaltecos

Comentários: Resposta letra “B” – A questão claramente trata da vinda de haitianos para o Brasil que mobilizou o Conselho Nacional de Imigração para averiguar se essa imigração não se tratava de tráfico humano ou da exploração de coyotes (que são pagos para facilitar a entrada de imigrantes ilegais). O Conselho apoiou a regulamentação dos 2,4 mil haitianos que imigraram ilegalmente para o Brasil frente as dificuldades encontradas em seu território de origem, para tanto, após a resolução do Conselho Nacional de Imigração, os haitianos precisam devem solicitar o visto na embaixada brasileiro no Haiti. Os que receberem o visto tem um prazo de 5 anos para comprovar alguma atividade regular, os demais serão deportados pelo governo brasileiro. Muitos haitianos pediram asilo político, justificando refúgio político, mas o Conselho entende que se trata de vulnerabilidade econômica, e não de perseguição política.

12 comentários:

  1. Ótimos comentários sobre a prova professor!
    Não conhecia seu trabalho, gostei muito e seguirei sempre o blog agora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Professor, tem alguma questão que pode caber recurso?

    ResponderExcluir
  3. Prezados,

    No meu entendimento não cabe recurso a nenhuma das questões da prova de Atualidades do Banco do Brasil.

    att,

    Cássio Albernaz

    ResponderExcluir
  4. Priscilla Franco EAD BB A CASAsegunda-feira, 26 março, 2012

    Errei somente a que era Política, marquei Ambiental e ainda pensei ... mais uma certa rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários das questões professor.Também passarei a seguir seu blog. Grande abraaaço!

    ResponderExcluir
  6. Professor, o que o senhor acha disso: "Independentemente da retomada, ficou evidente a dificuldade do país em manter um ritmo acelerado por um período duradouro. De acordo com os economistas, isso se deve, principalmente, ao tamanho e à composição dos gastos públicos - que, além de ser proporcionalmente maiores do que os de qualquer outro país em desenvolvimento, privilegiam os gastos com o custeio da máquina pública em detrimento dos investimentos em infraestrutura. ... Sem investimentos, a locomotiva do PIB continuará emperrando diante dos menores obstáculos que surgirem pela frente." tirei isso do proprio texto de onde foi retirado a questao.... nao seria assim, conforme acima, a opção "C", INVESTIMENTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      A questão fala em crescimento negativo do SETOR PRODUTIVO, Ou seja, investimento não é um setor produtivo, e mais do que isso, investimentos é o que os analistas apontam como solução para a desindustrialização, não como SETOR PRODUTIVO problemático.

      Bem, de qualquer forma estou orientando os alunos a entrarem com os recursos que acham cabíveis, independente de eu concordar ou não. Como se diz, o não tu já tens, então arrisca, mas acho improvável que a banca venha a considerar.

      atenciosamente,

      Cássio Albernaz

      Excluir
  7. Nunca pensei que atualidades poderia se tornar algo tão complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...cada vez mais atualidades e informática, duas matérias relegadas pelos candidatos que só estudam português e legislações, passam a ser o "fiel da balança" em concursos públicos. Chamo a atenção para esse fato há alguns anos, mas ainda faz parte da "cultura dos concurseiros" privilegiarem mais uma matéria "x" ou "y". Entretanto, em tempo de concursos cada vez mais concorridos obter um desempenho muito bom em português e legislação é "quase uma obrigação" do concurseiro que "realmente" está disputando vagas, desta forma o diferencial passam a ser as matérias como atualidades e informática.

      Excluir
  8. Professor, boa noite..
    Encontrei o seguinte comentário sobre a questão dos 5 p's:

    Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil: os igarapés amazônicos, o Pantanal mato-grossense, os lagos de represa, por um lado e as lagoas salobras ao longo do litoral marítimo por outro, onde deveremos harmonizar os cinco Ps: pesca, piscicultura, portos, praias e , enquanto durar,extração do petróleo pré-sal. SACHS, I. Os desafi os da segunda Cúpula da Terra do Rio de Janeiro. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011, p.4. Suplemento especial Sustentabilidade e desenvolvimento, o que esperar da Rio+20


    Assim, conforme texto original, ao qual se baseia questão: o quinto P se refere especificamente e literalmente a extração do petróleo pré-sal. Portanto, como a expressão pré-sal foi retirada do item apontado como correto pelo gabarito preliminar, a interpretação da questão ficou comprometida por falta de objetividade, pois bem sabemos conforme publicações no endereço eletrônico da empresa PETROBRÁS (http://www.petrobras.com.br/minisite/presal/pt/perguntas-respostas/) que há exploração de petróleo também no continente e isso, como fato importante.
    a) Considerando a imprecisão da questão ao omitir o termo pré sal, como parte fundamental do 5 P, solicitamos a anulação da questão por falta de objetividade, pois a ausência do termo pré sal inviabilizou uma tomada de decisão objetiva, uma vez que a própria lei – 12351- (área do pré-sal: região do subsolo formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfície poligonal definida pelas coordenadas geográficas de seus vértices estabelecidas no Anexo desta Lei, bem como outras regiões que venham a ser delimitadas em ato do Poder Executivo, de acordo com a evolução do conhecimento geológico;) que regulamenta a exploração do pré-sal trata a aérea de maneira específica e a diferencia das outras áreas de explorações de petróleo existentes no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Conheço o texto orignal do Le Monde Diplomatique, e ele realmente fala em PRÉ-SAL. Entretanto, a questão não se refere ao texto original, mas sim a interpretação do extrato do texto publicado na prova. Portanto, no extrato do texto publicado na prova não há nenhum comprometimento LITERAL com a expressão PRÉ-SAL. MAs sim um comprometimento interpretativo com as discussões sobre o desenvolvimento sustentável no entorno do debate sobre a Rio + 20. Nesses debates, a questão das interfaces e da harmonização dos cinco "Ps", não fica restrita ao pré-sal e ao ecossistema marinho, mas também a extração de petróleo em território e a seus respectivos ecossistemas.

      Entretanto, como tua fundação está bem montada, apesar de alguma imprecisão interpretativa, acho que tu deves encaminhar o recurso mesmo assim. Pois como disse em comentário anterior o "não" tu já tens, e como está bem fundamentado pode ser que a banca considere. Portanto, ENTRE com o recurso.

      atenciosamente,

      Cássio Albernaz

      Excluir