terça-feira, 20 de março de 2012

Pelo menos 50 integrantes do grupo Damas de Branco são presas em Havana

Pelo menos 50 integrantes do grupo Damas de Branco são presas em Havana

Renata Giraldi* - Repórter da Agência Brasil

Mais de 50 ativistas do grupo de direitos humanos Damas de Branco, que critica o governo cubano, foram presas nesse domingo (18) em Havana, capital do país. A informação foi confrmada pela porta-voz da organização, Berta Soler. As ativistas foram presas durante uma marcha silenciosa em direção à igreja de Havana, onde pretendiam se manifestar pedindo a libertação de presos políticos.

Integrantes do grupo disseram que a pressão das autoridades cubanas aumentou às vésperas da visita do papa Bento XVI ao país. Na próxima semana, o papa visitará pela primeira vez a região. Na ocasião, ele deve se reunir com várias autoridades, mas não há conversas agendadas com dissidentes políticos.

O  grupo Damas de Branco foi criado há nove anos por mulheres de presos políticos. A organização foi reprimida em várias ocasiões pelas autoridades cubanas. A visita do do papa Bento XVI tem gerado expectativa no país.

Nos últimos dois anos, a Igreja Católica de Cuba é a principal intermediadora das  negociações para a libertação de vários presos políticos. Na semana passada, 13 dissidentes que ocupavam uma igreja foram presos pela polícia.

Depois de décadas de repressão a grupos religiosos em Cuba, o regime comunista estreitou as relações com a Igreja Católica desde a visita do papa João Paulo II ao país, em 1998. Além de mediar conversações para a libertação de prisioneiros, a Igreja Católica tenta expandir sua influência entre os cubanos.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário