quinta-feira, 29 de março de 2012

Brics criam grupo para organizar banco de desenvolvimento e decidem adotar moeda local

Brics criam grupo para organizar banco de desenvolvimento e decidem adotar moeda local

Renata Giraldi* - Repórter da Agência Brasil

O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul se empenharão para ter um banco de desenvolvimento específico para a região do Brics – formado pelos cinco países. Um grupo de trabalho, formado por técnicos das cinco nações, fará os estudos para organizar e montar a instituição financeira. Mas, antes de sua consolidação, a região vai negociar internamente com moedas locais.

As decisões foram definidas hoje (29) em declaração conjunta assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelos presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no encerramento da 4ª Cúpula do Brics, em Nova Delhi (na Índia).

A presidenta disse que a criação do banco é “indício positivo”. Segundo ela, os países do Brics mostram que é possível crescer economicamente, distribuindo renda e gerando empregos. Ela elogiou a iniciativa conjunta de passar a adotar moedas locais nas negociações internas do bloco. “[Os países] Brics são um elemento dinâmico no comércio internacional”, disse.

A proposta de criação do banco de desenvolvimento do Brics foi apresentada pelo primeiro-ministro indiano. A ideia é que a nova instituição seja uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Os detalhes serão fixados pelo grupo de trabalho que organizará sua criação.

Para os negociadores brasileiros, o processo de criação do banco ocorrerá a longo prazo, pois será necessário definir uma série de aspectos, como os termos de referência, a estrutura do organismo, como será integralizado o capital e as práticas de comércio bilateral e multilateral.

Os indianos argumentam que o objetivo é estabelecer um mecanismo que permita o financiamento de projetos exclusivamente nos países em desenvolvimento. A presidência da instituição deve ser  rotativa entre os cinco integrantes do Brics. Paralelamente, os líderes presentes aos debates deverão reiterar a defesa da ampliação do FMI.

*Colaborou Karla Wathier, de Nova Delhi, na Índia//Edição: Graça Adjuto

5 comentários:

  1. Prof, só não entendi o que fala sobre criação de moeda. vc podeia me ajudar.?

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cristiane,

    A matéria não fala em "criação de moeda" mas sim em negociação com moedas locais. Ou seja, diferentemente de outros bancos de desenvolvimento criados a partir de interesses de blocos econômicos, não adotarão uma moeda como balizadora das negociações, como exemplo tomar como padrão o Dólar, ou Euro, etc. Assim se utilizarão das próprias moedas locais nas negociações internas.

    atenciosamente

    Cássio Albernaz

    ResponderExcluir
  3. Professor, seria essa notícia um indício da criação de um bloco econômico formado pelos Brics?

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Prezado,


    É difícil, e até pouco útil, especular sobre uma possível formação de bloco econômico. Mas o que se apresenta de concreto é que esses países tem buscado maior aproximação e uma atuação de forma conjunta, através de políticas de alianças que os fortalecem geopoliticamente e economicamente no cenário mundial.

    O texto apresenta uma proposta dos Brics de ampliação do FMI.E enquanto isso não se dá, se articulam para alavancar o desenvolvimento entre os membros.

    atencisamente,

    Cássio Albernaz

    ResponderExcluir
  5. obrigado, Profº Cássio. :)

    ResponderExcluir