terça-feira, 5 de novembro de 2013

A RETA FINAL: PARTIDOS MONTAM BALCÃO E REDE APELA POR BRECHA

A RETA FINAL: PARTIDOS MONTAM BALCÃO E REDE APELA POR BRECHA

NOVAS LEGENDAS MONTAM BALCÃO NA CÂMARA PARA ATRAIR FILIADOS
O Globo - 01/10/2013
 
Cid Gomes anuncia hoje ingresso no PROS; filho de José Alencar vai para PMDB com aval de Lula
-Brasília, fortaleza, Rio e são paulo- Na semana deci­siva para filiação de deputados, os recém-cria- dos PROS e Solidariedade medem força para ver quem atrai mais parlamentares e esperam contar, ainda, com a possibilidade de a Rede, de Marina Silva, não vingar — o que pode lhes ren­der a adesão de mais alguns deputados insatis­feitos com suas atuais legendas. Os dois novos partidos pensaram em tática semelhante para angariar apoios: montar uma espécie de quios­que para adesões na Câmara, entre hoje e ama­nhã, quando a Casa costuma ficar cheia.
O maior trunfo do PROS é a filiação do gover­nador do Ceará, Cid Gomes, a ser anunciada hoje, segundo aliados seus. No último sábado, Cid e seu núcleo político receberam integrantes da Executiva Nacional do PROS. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Cea­rá, Zezinho Albuquerque, a decisão está sacra­mentada. O ato de filiação está previsto para amanhã, na Câmara dos Deputados.
Já recebemos a senha, o partido está todo regularizado. Agora vamos tratar das filiações. O grupo vai para o PROS porque assim não temos problema para os municípios do interior. Sendo um partido já existente, tudo ficaria mais difícil — disse Zezinho.
LUIZIANNE LINS FICA NO PT
O PROS vai armar uma barraquinha no salão verde da Câmara, a partir de amanhã, para fazer filiação em massa. O partido acredita que pode conseguir a adesão de 30 parlamentares. Ontem, o deputado Givaldo Carimbão (AL), ex-PSB, foi o primeiro a co­municar à Mesa sua filiação ao novo partido.
Carimbão e o presidente do PROS, Eurípedes Júnior, viajaram durante o fim de semana por For­taleza, Salvador, Recife e São Paulo para tentar atrair lideranças. Nas contas de Carimbão, se o PROS conseguir 30 adesões, passará a ser a sexta ou a sétima força na Câmara, atrás de PT, PMDB, PSDB, PSD, PP e PR.
Já temos 25 deputados que nos deram a pala­vra de que virão para o PROS, e estamos trabalhando outros cinco — disse ele, sem revelar nomes.
No mutirão do troca-troca, o Solidariedade espera começar a oficializar migrações. Segun­do um dirigente do partido, a expectativa é que 20 deputados anunciem publicamente a mu­dança para a legenda. O formato do anúncio se­rá sacramentado pela manhã em uma reunião entre três dos principais deputados envolvidos na criação do novo partido, Paulo Pereira da Sil­va (SP), Fernando Francischini (PR) e Augusto Coutinho (PE). Eles acreditam ser possível che­gar a 30 deputados filiados até o fim da semana.
A possibilidade de troca de partido não movi­menta apenas as novas legendas. Ontem, o PT, em nota oficial, informou que a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins continua no partido e que reafirmou seu "empenho na reeleição da presidente Dilma Rousseff e no fortalecimento do PT no Ceará".
Luizianne foi convidada pelo presidente do PSB, Eduardo Campos, a se filiar à legenda, ocupando o espaço deixado por Cid Gomes no Ceará. A ex- prefeita tem conhecida rivalidade com o governador do estado. Mas após reunião, ontem em São Paulo, com o presidente nacional do PT, Rui Fal­cão, Luizianne decidiu permanecer no partido.
O ex-presidente Lula, que anunciou sua dispo­sição de participar como um "caixeiro-viajante" da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, deve participar hoje do ato de filiação de Josué Gomes da Silva ao PMDB. Presidente da Coteminas, Josué é filho do ex-vice-presidente Jo sé Alencar, morto em 2011. O PMDB é o principal aliado do PT no governo federal
PSDB QUER BERNARDINH0 PARA GOVERNO DO RIO
No Rio, o PSDB sonha com uma chapa do mun­doesportivo para as eleições. Os tucanos acele­ram as negociações com o técnico de vôlei Bernardinho, recém-filiado ao partido, para lançá- lo candidato ao governo do estado. Além disso, querem apoiar o deputado federal Romário, do PSB, para o Senado.
— O Bernardinho representa a organização, a raça, a capacidade de liderança e será um quadro inovador para 2014. A ideia é formar o bloco do esporte com ele para o governo e o Romário para o Senado — afirma o deputado federal Otávio Leite. (Chico de Gois, Paulo Celso Pereira, Janayde Gonçalves,Sergio Roxo e Cássio Bruno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário