segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prova Comentada de Atualidades da CEF/2012 nível superior ( advogado)


Prova Comentada de Atualidades da CEF/2012 Nível Superior (Advogado)
Questões 13 a 15.

Entre 1800 e 2010 a população cresceu, aproximadamente, sete vezes (de 1 bilhão para 7 bilhões de habitantes), e a economia (PIB) aumentou cerca de 50 vezes. Hoje, pode-se dimensionar o impacto do ser humano na Terra por meio de uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e de água (em termos de hectares globais – gha) que seriam necessárias para sustentar o consumo atual da população.
ALVES, J. A Terra no limite. Revista Veja, ed. Especial, ano 43, n. 2196, dez. 2010, p 24. Adaptado.

No contexto da sustentabilidade planetária, a metodologia acima é denominada
a)      Agroecologia
b)      Biorremediação
c)       Controle biológico
d)      Manejo ambiental
e)      Pegada ecológica

Comentários: A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa, como aponta a wwf. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Questão que exige do candidato o conhecimento específico desse tema. (Nível Difícil)


No Brasil, a crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8 % em 1984 para 15, 3% em 2011.
BELUZZO, L; ALMEIDA, J. Coo recuperar o vigor. Revista Carta Capital, São Paulo: Confiança, ano XVII, n. 687, mar. 2012, p. 38.

A redução da participação industrial descrita assemelha-se àquela do país que mais se desindustrializou com a globalização atual.
Qual é esse país?
a)      República Sul-africana
b)      República da Alemanha
c)       República da Coreia do Sul
d)      Estados Unidos da América
e)      República Popular da China

Comentários:  A crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8% em 1984 para 15,3% em 2011. Pode-se comparar ao índice brasileiro com dados para 2010 da ONU para países como China (43,1%), Coreia (30,4%) ou mesmo Alemanha (20,8%). O padrão brasileiro é mais comparável ao país que mais se desindustrializou durante a chamada globalização, os EUA: 13,4%. Questão que exige do candidato também um conhecimento específico sobre a tendência de desindustrialização. (Nível Difícil)


O mundo não vai acabar em 2012. “que pena!”, dirão os cínicos. Mas, para aqueles que são em variados graus, mais otimistas, 2012 será um ano de atos de equilibrismo. A Primavera árabe vai tornar-se outro verão.

SUU KYI, A. Um senso de equilíbrio. The economista/Revista Carta Capital, São Paulo: Confiança. O mundo em 2012, n. 677, jan./fev. 2012, p.86.

A expressão Primavera Árabe, empregada no texto, refere-se aos levantes políticos de 2011 ocorridos majoritariamente no
a)      Norte da África
b)      Sudeste da África
c)       Sudeste da Ásia
d)      Nordeste da Ásia
e)      Centro-sul da Europa

Comentários: A questão mais fácil e previsível da prova. Exigia apenas a localização geográfica da “Primavera Árabe”, como se sabe a maioria dos países se encontra no Norte da África. (Nível fácil)

Um comentário: