quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONGRESSO ENFIM VAI CRIAR CPI PARA CACHOEIRA E DEMÓSTENES

CONGRESSO ENFIM VAI CRIAR CPI PARA CACHOEIRA E DEMÓSTENES

E O CONGRESSO PROMETE REAGIR
Autor(es): agência o globo:Maria Lima
O Globo - 11/04/2012
 
Ligações de Cachoeira com parlamentares serão alvo de Conselho de Ética do Senado e CPI
Sob pressão da opinião pública, o Congresso tomou ontem duas iniciativas na tentativa de não ficar mais a reboque das revelações sobre as atividades criminosas do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e sua ligação com parlamentares de diversos partidos, como mostrou a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. O Conselho de Ética do Senado aceitou o pedido do PSOL para investigar, por quebra de decoro parlamentar, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que em gravações aparece como o braço parlamentar do bicheiro. Também ontem, em ação coordenada e inédita, os principais partidos do Congresso, governistas e de oposição, decidiram criar até o fim da semana uma CPI Mista (CPMI) para investigar a ligação de parlamentares com Cachoeira.
Após semanas acuada pela denúncias contra Demóstenes e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), a oposição passou a ver a criação da CPI como a oportunidade de atacar o governo. Por isso, a primeira medida do PSDB será exigir que o comando da CPI Mista - a primeira do governo Dilma - seja dividido entre base aliada e oposição.
Caso o governo não aceite, a oposição pretende alardear que não há desejo de investigar os elos do contraventor com a classe política. A manobra só foi tomada após o PSDB mapear os riscos de as denúncias fulminarem o governo de Perillo.
Anteontem, o partido enviou o líder na Câmara, Bruno Araújo (PE), a Goiânia para conversar com o governador. Perillo voltou a assegurar que as denúncias não o ameaçam. Diante disso, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), exigiu que a CPI funcione sem interferência do Planalto:
- A melhor CPI é aquela que não sabemos como vai terminar. As últimas CPIs que aconteceram aqui foram esvaziadas pela base governista. Nós não vamos impedir investigação nenhuma. Queremos desnudar o conjunto da obra, com o apoio do PT - disse Guerra, comentando o que pode acontecer com o deputado tucano Carlos Leréia (GO), que teve ligações com Cachoeira interceptadas: - O partido tomará a providência cabível. Não tenham dúvida disso, o que for preciso fazer, será feito.
Ministro: governo não teme CPI
Diante da posição uníssona de PT, DEM e PSDB a favor da criação da CPMI - que será composta por deputados e senadores - até o PMDB, que vinha resistindo, aderiu à ideia. Assim, a comissão investigará, além de parlamentares, empresas, jornalistas, governadores e integrantes do governo que tiveram relação com Cachoeira.
Em público, o PT também parece disposto a ir até o fim na investigação. Na noite de segunda-feira, o líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA) foi à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que, segundo ele, lavou as mãos. Em tom de ironia, Pinheiro comentou o temor de que as denúncias atinjam o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT):
- Não vi nenhum documento oficial, não sei o que tem por trás dessa rede de Carlinhos Cachoeira. Mas se caiu nessa rede, é peixe!
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria geral da Presidência) afirmou ontem que o Planalto não teme a criação da CPMI.
- Acho que a gente nunca pode ter medo da verdade. Acho que, não é porque teve um deputado do PT que teve contato com esse pessoal, que a gente deva deixar de fazer as investigações. Não vejo razão nenhuma para temer - disse, referindo-se ao deputado petista Rubens Otoni (GO), que numa gravação de oito anos atrás aparece conversando com Cachoeira sobre uma promessa de recursos, no caixa dois, para as eleições de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário