terça-feira, 24 de abril de 2012

Comentários da prova de Atualidades CEF/2012 – Técnico Bancári


Comentários da prova de Atualidades CEF/2012 – Técnico Bancário

Gabarito 2

11 – A Rio + 20 figura como um cenário-chave para o reordenamento discursivo e geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discute a consolidação  dos mercado financeiros a partir da natureza, o maior controle empresarial dos recursos naturais e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco, como nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética e geoengenharia.

RIBEIRO, S. As novas fronteiras de mercantilização da natureza. Le monde diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011. Suplemento especial, p. 10. Adaptado.

A conferência das Nações Unidas Rio+20 tem especificamente como tema central a 

A)     Proposta inovadora de desarmamento planetário
B)     Noção atualizada de desenvolvimento sustentável
C)     Revisão do conceito de desemprego estrutural
D)     Cooperação regional de economias emergente
E)      Metodologia europeia de unificação de moedas

Comentários: Questão previsível de prova. Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Nela serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. Seus temas centrais são: economia verde, erradicação da miséria e governança global.

12 – O presidente norte-coreano Kim Jong-un comprometeu-se com negociadores estrangeiros a suspender o programa de enriquecimento de urânio, os testes nucleares e os lançamentos de mísseis de longa distância. Também consentiu a inspetores da Agência internacional de Energia Atômica que visitem os prédios onde há atividades nucleares.

Revista Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2259, ano 45, n. 10. Mar. 2012, p. 76. Adaptado.

Esse comprometimento norte-coreano tem como contrapartida estrangeira o recebimento de 

A) Ajuda humanitária proveniente nas Nações Unidas
B) investimentos externos diretos oriundos da União Europeia
C) Alimentos enviados pelos Estados Unidos
D)armamentos convencionais cedidos por Israel
E) commodities procedentes de países do Mercosul

Comentários: Questão também prevista para a prova. Com a morte de Kim Jong-Il e a posse de seu filho Kim Jong-un a política externa norte-coreana parecia adotar medidas mais comedidas, como a suspensão do programa nuclear e a ajuda alimentar dos EUA. Entretanto, o novo líder norte-coreano realizou teste de lançamento de um satélite, o que acirrou o clima na região novamente.


13 – No final de outubro, o governo norte-americano tomou uma decisão surpreendente. Em um relatório recheado de elogios, o Departamento do Interior autorizou o retorno da empresa British Petroleum aos trabalhos de perfuração nas águas profundas do golfo do México.

BARBOZA, M. De volta ao local do crime. Revista Isto É. São Paulo: Três, ano 35, n. 2191, nov. 2011, p. 118. Adaptado.

A decisão estadudinense é considerada surpreendente porque foi tomada após o seguinte fato provocado, em abril de 2010, pela empresa mencionada:

A) vazamento marítimo de óleo em larga escala
B) demissão em massa de trabalhadores do setor petroleiro
C) sonegação progressiva de impostos federais
D) ameaça de abandonar suas atividades nos EUA
E) Fusão com grandes empresas do setor ambiental

Comentários: Questão puramente interpretativa que versa sobre o desastre ocorrido no Golfo do México.

14 – Em 2011, um dos países da União Europeia (EU) passou a enfrentar um de seus momentos econômicos mais difíceis com a redução de salários, criação de novos tributos – como o imposto da solidariedade – e muitos assalariados trabalhando sem receber. Estima-se que, em decorrência desse momento, até 2015, 120 mil assalariados com mais de 53 anos devem deixar o emprego. Um programa de ajuda financeira foi, então, colocado em prática pela EU, liderado pela Alemanha, a fim de se recuperar a situação do país em crise.

O país europeu que , ao longo de 2011 e 2012, vive a crise descrita é

A)     França
B)     Finlândia
C)     Suécia
D)     Holanda
E)      Grécia

Comentários: Questão mais do que prevista e “dada” de prova! Lembrando que a crise europeia atingiu principalmente os PIIGS...(Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha).

2 comentários:

  1. Prof acertei todas de atualidades, graças a tua aula. Obrigada queridão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, profº Cássio!
    Gostaria tbm de agradecê-lo, pois acertei todas as questões de atualidade.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir