quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama é reeleito com país e Congresso divididos

Obama é reeleito com país e Congresso divididos

Obama é reeleito
O Globo - 07/11/2012
 
Democrata conquista mais quatro anos na Casa Branca; Congresso continua dividido

Barack Obama foi reeleito para mais quatro anos como presidente dos Estados Unidos, ao derrotar o candidato do Partido Republicano, Mitt Romney, na maioria dos estados considerados decisivos, segundo projeções dos principais veículos de comunicação americanos. Ao final de uma campanha extenuante, na qual foram gastos mais de US$ 2 bilhões, os dois candidatos chegaram ao dia da eleição praticamente empatados nas pesquisas de intenção de voto, reforçando a imagem de divisão do país. Obama venceu com os votos do Meio-Oeste, onde os efeitos positivos do resgate da indústria automobilística garantiram sua popularidade no crucial estado de Ohio, em Michigan e em Wisconsin, e também dos negros e latinos, que votaram maciçamente no presidente. O democrata também manteve o apoio no Nordeste do país, inclusive New Hampshire, e de estados da Costa Oeste como Califórnia e Oregon. Romney ganhou em quase todo o Sul, inclusive na Carolina do Norte. O republicano venceu entre os eleitores brancos e entre os mais idosos, mostrando que o partido não está acompanhando as mudanças demográficas e etárias dos Estados Unidos. Em todo o país, o comparecimento foi maciço, e as filas se estenderam em alguns locais horas depois do horário previsto para o fechamento das urnas. No Twitter, Obama agradeceu aos eleitores: "Isto aconteceu por causa de vocês. Obrigado".
O presidente terá mais quatro anos na Casa Branca com um Congresso dividido. Os republicanos mantiveram o controle da Câmara, e os democratas continuaram como o partido majoritário do Senado. Os resultados mostraram que os eleitores não perdoaram candidatos conservadores que deram declarações chocantes sobre aborto e estupro. Todd Akin, do Missouri, o que disse que o corpo da mulher teria defesas naturais para evitar gravidez em caso de estupro perdeu. Seu colega, Richard Mourdock, de Indiana, que falou em "vontade de Deus" para justificar a gestação após estupro também ficou de fora do Congresso. Ambos eram apoiados pelo movimento ultraconservador Tea Party. O deputado Paul Ryan, outro símbolo do movimento e candidato a vice-presidente na chapa de Romney, saiu chamuscado ao não garantir a vitória republicana em seu estado natal, Wisconsin, que elegeu a primeira senadora homossexual do país, a democrata Tammy Baldwin.
Em alguns dos diversos referendos realizados junto com a eleição presidencial, com quase metade das urnas apuradas, 52,4% dos eleitores do Colorado aprovavam o uso recreativo da maconha. Em Massachusetts, os resultados apontavam tendência similar: com 60% das urnas apuradas, o estado contava com 63% de votos favoráveis ao uso medicinal da erva.
No último ato da longa e bilionária campanha americana, a agressividade em busca do voto substituiu a tradicional rotina de espera recolhida dos candidatos no dia da votação. Obama e Romney se dedicaram a animar eleitores a saírem de casa para votar e apostaram em Ohio, o mais cobiçado reduto na reta final da eleição, com 18 votos no Colégio Eleitoral. Os dois candidatos, assim como seus vices, foram a campo em diversos estados e deram entrevistas para mobilizar suas bases, tentando desempatar uma disputa em que os eleitores escolheram o candidato mais preparado para recuperar a economia e qual o papel do Estado americano.
TROCA DE GENTILEZAS NO FINAL
Na tentativa de provocar uma onda de última hora que virasse os números favoráveis a Obama em Ohio, Romney votou em Boston pela manhã, acompanhado da mulher, Ann, e voou em seguida para Cleveland. Ele ainda estava no aeroporto esperando a chegada do candidato a vice, Paul Ryan, quando o avião do vice-presidente Joe Biden aterrissou. Obama, longe da estrada, despachou seu companheiro de chapa para a cidade, para evitar que os republicanos aparecessem sozinhos no noticiário estadual.
Durante a passagem pelo estado, Romney se disse confiante nos resultados. Ele almoçou com Ryan numa lanchonete Wendy"s. Mas a turnê ainda estava longe de acabar. Depois de despachar Ryan para a Virgínia, decidiu fazer um evento na Pensilvânia, o segundo em 72 horas, mas os esforços não surtiram efeito e os resultados mostraram vitória democrata no estado.
Obama, que fez parte do grupo de 31 milhões de americanos que votou antes da data da eleição, optou por passar o dia em Chicago, onde concedeu entrevistas a mais de dez emissoras de TV e rádio nas quais pediu à população para votar. O mesmo fez a primeira-dama Michelle. Ele jogou, no início da tarde, sua tradicional partida de basquete em dias de eleição, com amigos e assessores. A campanha arranjou uma parada não programada num comitê no bairro de Hyde Park, onde o presidente tem casa, para que ele tivesse contato com eleitores.
Ao entrar no comitê, sob aplausos de simpatizantes emocionados tirou o casaco e convidou os funcionários a colocar mãos à obra para assegurar mais votos. O presidente ligou para seis voluntários no vizinho Wisconsin para agradecer o engajamento na campanha e demonstrou confiança na vitória — a uma rádio, no entanto, confessou que estava nervoso com a expectativa de vitória.
Numa trégua após semanas tachando o adversário de mentiroso, Obama saudou o rival: — Quero parabenizar o governador Romney pela animada campanha. Sei que seus correligionários estão hoje tão engajados e trabalhando arduamente (quanto os nossos). Mais tarde, em Pitsburgh, antes do resultado, Romney devolveu a gentileza: — Não precisamos depreciar o outro cara. O presidente executou uma campanha forte. Acredito que é um bom homem, desejo o bem a ele e sua família, mas é hora de uma nova direção. É tempo de um amanhã melhor.
Pontos-chave
ESTADOS CRUCIAIS
Obama garantiu a vitória na maioria dos estados considerados indecisos, sem preferência partidária clara, e decisivos para a eleição: ele venceu em Ohio, Iowa, Wisconsin, Pensilvânia, Michigan e New Hampshire, garantindo pelo menos 274 delegados, quatro a mais do que os necessários
FLÓRIDA O presidente nem precisou dos votos do maior dos estados de disputa acirrada, onde ele e Romney se revezavam na liderança durante a apuração
POUCAS VITÓRIAS
O republicano Mitt Romney venceu na Carolina do Norte e liderava a contagem de votos na Virgínia

Nenhum comentário:

Postar um comentário