quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Moção de Repúdio a Prova de Conhecimentos Gerais do Concurso Público da Prefeitura de Jaboticabal!!

Como muitos devem saber, por matéria noticíada pelo Estadão e amplamente divulgada pelas redes sociais, o Concurso Público realizado pela Prefeitura de Jaboticabal (SP), através da banca organizadora Advise, no que diz respeito ao conteúdo de Conhecimentos Gerais para o cargo de Técnico em Nutrição, foi totalmente irresponsável e infeliz na confecção das questões aplicadas aos candidatos.
Absurdamente, a organizadora cobrou em prova qual o estado de residência da "Luiza" do meme "menos a Luiza que está no Canadá"?  E, ainda, qual o nome e partido do presidente do Congresso Nacional, divulgando gabarito errôneo e sem opções de resposta, e outras coisas do gênero.

Infelizmente, existe uma dificuldade de algumas bancas organizadoras de compreensão do que vem a ser uma prova de Conhecimento Gerais e Atualidades, muitas vezes confundida com Generalidades. Entretanto, reafirmo que existem excelentes provas  e organizadoras de concursos públicos com relação ao conteúdo de Atualidades e Conhecimentos Gerais e que tornam esse conteúdo cada vez mais importante e valorizado para seleção de candidatos em concurso público. Afinal, o que se busca selecionar são cidadãos, e que devem estar preocupados e atentos as importantes questões nacionais e internacionais.

Não podemos deixar transformar os concursos públicos em pura  decoreba como provas de Quizz, e nem no Show do Milhão! É necessário acompanhar de perto essas más práticas e denunciá-las.

O mínimo que se espera é anulação desse concurso e imputações legais cabíveis a organizadora do concurso, a banca Advise, e a Prefeitura de Jaboticabal.

Cássio Albernaz

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. "Afinal, o que se busca selecionar são cidadãos, e que devem estar preocupados e atentos as importantes questões nacionais e internacionais."

    ResponderExcluir
  2. Q tipo de candidato essa prova ta selecionando? Luiza do canadá? Isso n é nada relevante em vista de tantos acontecimentos importantes no mesmo período..

    ResponderExcluir
  3. Esta da Luíza doeu...Inacreditável! O fato em si já é banal ao extremo, imagine cobrar em prova!

    ResponderExcluir