segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

G20 apoia medidas de austeridade na Europa

G20 apoia medidas de austeridade na Europa

Foto: Stewat Patrick
Renata Giraldi* - Repórter da Agência Brasil

Após dois dias de reuniões em Los Cabos, no México, os ministros da Fazenda do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo) anunciaram apoio às medidas adotadas pelos europeus para conter os impactos da crise econômica internacional. Eles recomendaram, porém, que é necessário reforçar essas ações para impedir a expansão da contaminação para as instituições financeiras. O mês de abril foi fixado como prazo para definição das decisões.

A posição do G20 foi anunciada em comunicado assinado por todos os participantes. O Brasil foi representado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. “No fim de março, os países da zona do euro [17, dos 27 que integram a União Europeia] farão uma avaliação sobre o reforço das suas instituições que promovem apoio financeiro”, diz o texto. “[O resultado dessa avaliação será] fundamental na decisão que o G20 tomará para canalizar maiores recursos para o Fundo Monetário Internacional (FMI)”, acrescenta o comunicado.

No próximo mês, os líderes dos países da zona do euro devem definir o reforço dos fundos de resgate e se buscarão mais ajuda do Fundo Europeu de Estabilização Financeira do Mecanismo Europeu de Estabilidade – que deverão atingir 750 bilhões de euros.

O FMI propôs o aumento para US$ 500 mil de sua capacidade de empréstimo. Mas a diretora-gerente da instituição, Christine Lagarde, avisou que é possível rever esse valor, pois é necessário definir o repasse com os recursos do Fundo  Europeu.

O secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, disse que houve  “importantes progressos” durante as discussões do G20, no México, ao estabelecer recomendações para os europeus receberem os empréstimos e evitar futuras crises. “Estamos assistindo a uma ampla convergência de estratégias de supervisão e transparência nos mercados de derivados”, disse ele.

O presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi, lembrou que a economia europeia começa a sinalizar o início da estabilização por meio de melhorias pontuais. “Alguns países devem registrar recessão moderada. Mas, para a maioria [dos países] da zona do euro, a situação parece estabilizar”, acrescentou.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 
Fonte: EBC  

 
 

Publicado em: 27/02/2012

5 comentários:

  1. Professor,

    Tenho uma dúvida: após a divulgação de um edital para concurso, exemplo caixa economica, o que acontecer no Brasil ou no Mundo depois do edital pode ou não cair na prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Virgínia,

      Essa pergunta é muito frequente por parte dos concursandos...

      Teoricamente, o conteúdo deveria se encerrar na publicação do edital, mas alguns anos de prática me mostram que muitas organizadoras se utilizam de assuntos de até 3 semanas antes da prova. Então, um pouco de cuidado e continuar acompanhando os principais temas de prova nunca é demais!!!

      bons estudos!!

      Excluir
    2. Obrigada professora pela resposta. Estou lendo todos os seus informativos e também já assisti as suas aulas de atualidades. Excelentes!

      Abraços!

      Excluir
  2. Professor:

    Nas provas estilo FCC as questões de atualidades geralmente são cobradas com base nos acontecimentos do ano anterior até vésperas da prova. No caso da Cesgranrio, as questões parecem ser mais conceituais e cobram interpretação e às vezes assuntos mais "antigos". Como o senhor acha que será a prova "estilo" Cesgranrio? O que podemos esperar desta banca?

    OBS: Farei provas para BB e CEF

    Obrigada!

    Abraços, Cristiane - EAD-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cristiane,

      Os editais normalmente falam de "vinvulações históricas" o que necessariamente não remete a o período de um ano, mas sim da importância de fatos passados para a compreensão dos desdobramentos dos assuntos relevantes do momento, e esse período pode ser maior do que um ano. Como exemplo, pensarmos em "combate ao terrorismo", sem nos remeter ao 11 de setembro de 2001? Náo que necessariamente qualquer questão sobre terrorismo deve cobrar esse assunto. Também não vai até a véspera da prova, pois a maioria das organizadoras se utiliza de conteúdos até 3 semanas antes do exame, sendo que muitas definem a publicação do edital como marco temporal.

      A prova da Cesgranrio realmente gosta de questões mais conceituais, mas quase todas as boas provas de atualidades são interpretativas. Para interpretar, você precisa de informações e, principalmente, de reflexão sobre os temas. Smepre falo para os alunos, não é necessário colecionar materiais e nem notícias, mas sim pensar sobre as mesmas.

      Sinceramente, eu espero um prova dentro da normalidade com um grau de dificuldade mediana, como são as procas da Cesgranrio, acho que não teremos maiores surpresas e nem problemas.

      bons estudos!!

      Excluir