segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Gabarito Comentado de Atualidades Parte 1

1)
1 – Certo. O Hamas, grupo radical e extremista defende a criação do Estado Independente Palestino e se opõe a existência do Estado de Israel, reconhecido pela ONU em 1948. A Principal disputa é sobre os domínios territoriais da Faixa de Gaza,  da Cisjordânia, e das cidades sagradas como Jerusalém.
2 – Errado. A disputa árabe-israelense não se explica pela disputa petrolífera, mas sim pela demarcação territorial, pelo domínio das colinas de Golã, e pelo controle sobre o Rio Jordão.  Além das rivalidades religiosas. Nessa assertiva, a banca busca induzir o candidato ao erro pela noção de senso comum de que todos os conflitos no mundo árabe envolvem a questão petrolífera, o que não é verdade e deve ser julgado caso a caso.
3 – Certo. Recentemente, como forma de amenizar o clima tenso na região os EUA, através do presidente Barack Obama, sinalizou como uma possível solução para o conflito a volta das demarcações como antes da Guerra dos 6 dias , em 1967. Entretanto, Israel negou essa possibilidade, com a manutenção do argumento da necessidade de combate ao terrorismo na região, como caminho para a pacificação.
4 – Errado. A passagem em Rafah, que é uma das poucas áreas na Faixa de Gaza não controlada por Israel na região, fora aberta em maio de 2011 pelo governo Mubarak, apesar da oposição de Israel. A abertura da passagem de Rafah faz parte dos esforços egípcios por acabar com a divisão entre os palestinos e promover a “reconciliação nacional". Após o Egito patrocinar o acordo de reconciliação entre os grupos palestinos Hamas e Fatah, o ministro egípcio das Relações Exteriores, Nabil al Arabi, anunciou a intenção de seu país de abrir permanentemente a fronteira com a Faixa de Gaza.
5 - Certo. O combate ao terrorismo é o principal argumento das ofensivas israelenses sobre a Faixa de Gaza, com apoio americano, e em consonância com as diretrizes estadudinenses.
6 – Certo. O grupo terrorista e extremista Hamas é o principal desafeto e motivo das ofensivas israelenses.
7 – Errado. A “onda de democratização” no mundo árabe, denominada “Primavera Árabe” tem por causa questões políticas e sociais, não afetando a crença no islamismo.
8 – Errado. A “Primavera Árabe” tem como causa questões internas ligadas a insatisfação da população pelo desemprego, pela repressão dos longos governos ditatoriais, e pela queda na qualidade de vida da população. Portanto, pressões externas da ONU e dos EUA, e o combate ao terrorismo não explicam esse processo.
9 – Errado. O movimento estudantil árabe não questionou o Islão e os valores muçulmanos, mas a repressão dos governos ditatoriais e o baixo desempenho econômico na região, oriunda do desdobramento da crise financeira europeia no mundo árabe.
10 – Certo. As causas internas (questões sociais e políticas) conjugadas com a baixa do desempenho econômico na região (desdobramento da crise europeia no mundo árabe) são os fatores preponderantes para a compreensão da crise política que desencadeou a queda das ditaduras muçulmanas.
11 – Certo. O movimento da “primavera árabe” começou na Tunísia, sendo seguido pelo Egito, Líbia e Iêmen, hoje o novo foco do movimento é a Síria.
12 – Certo. Apesar da aliança entre Iêmen e EUA a Al-Qaeda tem bases em diversos países do mundo árabe, independente das alianças, o que reforça a estratégia americana de combate ao terrorismo.
13 – Certo. De todos os conflitos árabes, até agora somente o caso Líbio contou com intervenção externa, no caso da OTAN. Tal intervenção fora fruto das denúncias de massacre da população civil Líbia pelas forças situacionistas pró-Kadafi.
14 – Certo. Fatores internos, como insatisfação por questões sociais (desemprego, etc) e políticas (repressão do regime ditatorial) são preponderante para compreensão do caso tunisiano, a “revolução do Jasmin”.
15 – Errado. Bouazizi não era político, mas um feirante que fora morto em praça pública pela força de repressão governamental. Esse fato desencadeou um amplo movimento de repúdio ao governo através das redes sociais e da internet.
16 – Errado. A maioria da sociedade Afegã é Sunita (quase 80%), não Xiita. O domínio Xiita se deu através do grupo Talibã e pelo uso da violência. A queda dos talibãs se deu após a intervenção militar dos EUA ao Afeganistão.
17 – Errado. A morte de Bin Laden não significa o fim do terrorismo e nem comprova uma desarticulação e fragilidade das organizações terroristas.
18 – Errado. Atualmente, o EUA sinalizou a retirada das tropas americanas do Afeganistão, e, interesses petrolíferos pouco explicam sobre a operação militar americana, que buscava recuperar o “orgulho ferido” em 11 de setembro de 2001, e combater o terrorismo em suas bases.
19 – Certo. Os analistas apontam que a morte de Bin Laden é apenas mais um capítulo da luta contra o terrorismo, e que se obteve algum efeito seria apenas a mudança de estratégia e de estrutura organizacional dos grupos terroristas.
20 – Errado. A Síria é o novo capítulo da “primavera árabe”, mas é a ONU que busca sanções contra a repressão do governo Bashar Al-Assad. Recentemente, a Rússia e a China vetaram resolução militar contra a Síria.
21 – Certo. A Autoridade Palestina, Mahamoud Abbas, após a indicação americana para a volta das demarcações territoriais como anteriormente a Guerra dos 6 Dias, encaminhou pedido de reconhecimento do Estado Palestino no Conselho de Segurança da ONU, recebendo o veto americano, através da pressão de Israel.
22 – Errado. Apesar das iniciativas americanas pela paz na região com a proposição da volta das demarcações territoriais como anteriores a Guerra dos 6 Dias, os EUA foram contra o uso da ONU como fórum para a legitimação do Estado Palestino.
23 – Certo. Israel e EUA se opõem a tentativa Palestina de reconhecimento do seu Estado através do Conselho de Segunraça da ONU.
24 - Certo. A tentativa frustrada de reconhecimento do Estado Palestino pelo Conselho de Segurança da ONU, e a posterior tentativa exitosa de reconhecimento pela Unesco, vem sendo comparada aos movimento da “primavera árabe”.
25 – Certo. Atualmente, o principal ponto de discórdia são os assentamentos israelenses na Faixa de Gaza e reivindicados pelos Palestinos, sendo que muitos foram frutos de especulação imobiliária.
26 – Certo. Para Israel e EUA, tanto a tentativa de reconhecimento pela ONU do Estado Palestino, como a aprovação da Palestina na Unesco, são medidas que acirram as tensões pois não são fruto de diálogo entre as partes.
27- Errado. O Hamas foi contra a proposta Palestina, como oposição ao Al-Fatah, grupo de Mahamoud Abbas, e pelo não reconhecimento do Estado de Israel.
28 – Certo. O caso Líbio é o único, até o momento, que obteve intervenção militar, no caso, da OTAN.
29 – Certo. O caso Líbio é o mais longo e o mais sangrento até agora da “primavera árabe”.
30 – Certo. O posicionamento oficial do governo, através da presidente Dilma, foi cauteloso, logo que os conflitos perduram na Líbia, e o Conselho de Transição está envolto de uma crise de poder e da dificuldade de pacificação na região.
31 – Errado. O caso Iraquiano não tem nada a ver com a “primavera árabe”. Mas, realemnte, o processo não parece ter chegado ao fim como demonstra a permanência dos conflitos no Egito e na Líbia, além da repressão do governo Sírio contra os manifestantes.
32 – Certo. O caso envolvido na questão é a deposição de Ali Abdullah Saleh do governo Iemita.

3 comentários:

  1. Até q fiquei feliz Professor Cassio de 32 questoes,errei 5...não fui tão mau assim né? :-)
    Abraços

    Adriane

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Professor!!! e parabéns pelo Blog, excelente qualidade!!!

    Muita luz e sucesso!!!

    Grata.

    ResponderExcluir
  3. Prof, por que as questões 4, 7, 8, 9, 15, 18 estão erradas?
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir