quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Questões de Atualidades - Parte 2 ( em breve gabarito comentado)

1) A polêmica em torno do Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõem diferentes interesses de setores da sociedade brasileira, envolvendo principalmente os interesses:

a) ruralistas e industrialistas;
b) industrialistas e ambientalistas;
c) indígenas e ambientalistas;
d) ruralistas e ambientalistas;
e) oposicionistas e situacionistas.


2) Analise as afirmações seguintes e assinale a correta:

I – Estima-se que 90% dos produtores estejam em situação irregular no país;
II – O atual código propõe o recrudescimento das regras de plantio, sobretudo nas margens de rios e para reflorestamento;
III- As maiores polêmicas encontram-se em torno das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas I e II;
e) apenas I e III.

3) O recente terremoto seguido de Tsunami em Fukushima além de abalar a terra e a economia japonesa colocou o mundo em alerta, novamente, como já experimentado em Tchernobill, para os riscos da energia nuclear.

Sobre esse assunto analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I - A Alemanha e a França, países europeus que estão entre os que mais utilizam a energia nuclear, já anunciaram planos para o fechamento de todas as suas usinas até 2022.
II – No caso específico da Alemanha, a pressão do Partido Verde foi decisiva para o fechamento das usinas, levando o Partido Democrata Cristão, da chanceler Angela Merkel, a uma contundente derrota legislativa.
III – A França, país europeu que mais depende da energia nuclear, logo que 80% da energia elétrica é baseada nessa fonte, não sinaliza uma diminuição dessa dependência para um futuro próximo.
IV – Na França, ao contrário da Alemanha, o “efeito Fukushima” foi minimizado pelo governo francês.
a) apenas I;
b) apenas I e II;
c) apenas II e III;
d) apenas I e III;
e) apenas III e IV.


4) Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I – Os recentes deslizamentos das encostas de morros que causaram centenas de mortes na serras do Rio de Janeiro, entre outros fatores, podem ser ligados ao fenômeno dos “extremos climáticos”.
II – Fortes chuvas, condições geológicas específicas, e ocupação irregular do solo, estão entre os fatores que explicam o desastre.
III – Catástrofes climáticas, já habituais no Brasil, como o “Furação Catarina”, e seguidos deslizamentos de encostas de morros, expõe a falta de infra-estrutura adequada para enfrentar o problema.

a)apenas I;
b)apenas II;
c)apenas III;
d) apenas II e III;
e) I, II, e III.




5) A chamada “guerra cambial” é um conjunto de medidas econômicas que visa enfraquecer a moeda nacional para tornar os produtos para exportação mais baratos no mercado internacional, assim ganhando em competitividade.

Sobre esse tema analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

I – os maiores protagonistas da “guerra cambial” são os países emergentes, tais como o Brasil, China, índia e África do Sul.
II – Os EUA condenam a prática da “Guerra cambial”, pois o país perde fatias importantes do mercado mundial, logo que seus produtos, de melhor qualidade, permanecem mais caros.
III – Ao colocar mais dólares no mercado, o EUA reagiu a “Guerra cambial”, mostrando claramente com essa medida a valorização de sua moeda.
IV – Na recente reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo, que discutiu a “guerra cambial”, a pressão recaiu sobre a China, logo que os signatários defenderam mudança do câmbio chinês de fixo para livre. O que a levaria a valorização da sua moeda.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas III;
d) apenas IV;
e) Todas as alternativas estão corretas.

6) A queda de Strauss-Kahn da chefia do FMI deflagrou uma intensa disputa pela chefia do órgão.

Analise as afirmações a seguir e assinala a opção correta:

I – Christine Lagarde, Ministra das Finanças da França foi a única a oficializar sua candidatura que conta com amplo apoio mundial.
II – Países emergentes querem concorrer ao cargo como forma de sinalizar sua crescente participação na economia mundial.
III – o governo brasileiro, para ampliar as rodadas de discussão, propôs um mandato provisório, defendendo a tese de que em 2012 deveria ter eleição para o cargo.
IV – o governo brasileiro apóia a candidatura de Christine Lagarde de forma incondicional.

a) apenas I;
b) apenas II;
c) apenas I e IV;
d) apenas II e III;
e) apenas I, III e IV



7) O Ministério da Educação (MEC) recentemente vem enfrentando muitas críticas de diversos setores da sociedade brasileira. As mais recentes são:

I – escândalos envolvendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
II – a polêmica distribuição do livro didático de português “Por uma vida melhor” que apresenta sérios problemas gramaticais;

III – A mudança da estrutura do ensino fundamental reduzindo um ano de estudo.
IV – O veto da Presidente Dilma para a distribuição de um material sobre homofobia.

Existem quantas afirmativas corretas:

a)    Apenas uma.
b)    Apenas duas.
c)    Apenas três.
d)    Todas estão corretas.
e)    Nenhuma está correta.



8) A atual crise financeira que afetou à União Europeia abalou a confiança dos mercados financeiros internacionais com relação ao bloco. Muitos analistas afirmam que é um efeito reflexo da crise americana de 2008, e que tal efeito se faz sentir de forma mais aguda nos países mais frágeis economicamente do bloco. Dentre esses países, a atual crise européia afetou, principalmente:

a)    Turquia, Grécia e Portugal;
b)    Portugal, Espanha e França;
c)    Grécia, Portugal e Irlanda;
d)    Islândia, Grécia e Portugal;
e)    Espanha, Grécia e França.

9) A entrada da OTAN, e a implementação da ONU de uma área de exclusão aérea na região, parece ter tornado a crise mais aguda.  Agora o conflito é entre a situação, a oposição, e integrantes da OTAN, que se enfrentam nas principais ruas do país. Desde o início das atuais Revoltas Árabes, deflagradas a partir de janeiro de 2011, essa é a qual o conflito persiste há mais tempo.

O texto refere-se à:
a)    Revolução do Jasmin, na Tunísia, e a tentativa de derrubar seu presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, após as denúncias de corrupção do seu governo;
b)    ditadura iemita de Ali Abdullah Saleh, e o seu suposto apoio a Al-Qaeda;
c)    ditadura egípcia de Hosni Mubarak, que controla a passagem da região para a Faixa de gaza;
d)    ditadura  de Gaddafi, e a Guerra Civil que aflige a Líbia;
e)    oposição Talibã, no Afeganistão, à ação americana que desencadeou a morte de Osama Bin Laden.

10) “A notícia se tornou pública e mundial demonstrando uma nova fragilidade do governo e das instituições brasileiras”.
A citação pode se referir mais adequadamente à:
a)    Aos ataques direcionados por Hackers aos sites do governo, ao Portal Brasil, a Receita Federal, e ao IBGE;
b)     A demissão do Ministro Pallocci, acusado de enriquecimento ilícito ao multiplicar por 20 seu patrimônio entre o período de 2006 e 2010;
c)    Aos conflitos entre indígenas e garimpeiros nas reservas indígenas, como é o caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraíma;
d)    Aos recentes escândalos sobre biopirataria e uma complexa rede de venda de patentes envolvendo laboratórios multinacionais, ONG’s, indígenas e governo;
e)    Aos desvios de verba pública através de favorecimentos nas licitações envolvendo as obras da Copa de 2014.

11) O terremoto seguido de tsunami que afetou o Japão traz novamente à tona o debate mundial envolvendo o uso da Energia Nuclear. Nesse sentido, e a partir dos desdobramentos imediatos da crise japonesa, NÃO é correto afirmar:
I – Que a Alemanha aprovou a suspensão do seu programa nuclear até 2022;
II – Que o governo francês condenou o uso da energia nuclear, prevendo também a suspensão do seu programa;
III – Que o Brasil, após o desastre japonês, pretende suspender as obras de Angra III e desativar gradualmente Angra I e Angra II.
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e III;
e)    Apenas II e III.
12) Em termos de política externa, o governo de Dilma continua sendo criticado por posições adotadas ainda no governo anterior. Entre essas posições uma gerou significativo protesto no Parlamento Europeu:
a)    O não reconhecimento por parte do Brasil da independência do Sudão do Sul;
b)    Os entraves comerciais e políticos para a entrada da Venezuela no MERCOSUL;
c)    A manutenção do status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti;
d)    O apoio a China dentro dos debates da OMC;
e)    O apoio a candidatura mexicana representativa dos países emergentes para o FMI.

13) A polêmica em torno do Novo Código Florestal, que reúne um conjunto de leis que visam à preservação de florestas, como limites para exploração da vegetação nativa e a definição da chamada Amazônia Legal, opõe ruralistas e ambientalistas em diversos pontos, dentre eles:
I – Anistia para os desmatadores ao propor a autonomia da definição das APPS (Áreas de Preservação Permanentes) para os Estados;
II – Produtores rurais com até 4 módulos fiscais ficam isentos de recompor a reserva legal;
III – A mudança de 30m para 15m de recomposição da APPS nas margens dos rios.
Está correta a assertiva:
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e II;
e)    I, II e III.
14) O Censo 2010 confirma a tendência de envelhecimento da população brasileira. Os dados indicam que o Brasil deixará de ser um país jovem em 30 anos passando a ser um país adulto. Segundo o Censo os fatores de envelhecimento da população seriam:
I – Aumento da expectativa de vida;
II – Redução da taxa de fecundidade;
III – Movimentos migratórios.
Está  correta a assertiva:
a)    Apenas I;
b)    Apenas II;
c)    Apenas III;
d)    Apenas I e II;
e)    I, II e III
15) Um recente escândalo envolveu o alto escalão governamental brasileiro. As acusações foram de corrupção e favorecimento em licitações de obras públicas, o que levou a importantes mudanças na cúpula governamental e afetou diretamente um dos partidos da base aliada, o Partido da República (PR).
O texto faz referência à:
a)     A crise entre governo e base aliada sobre as licitações de obras da Copa de 2014;
b)     A crise do Ministério dos Transportes, que derrubou o então Ministro Alfredo Nascimento, entre outros altos funcionários;
c)    As acusações de enriquecimento ilícito contra o então Ministro da Casa Civil Antônio Pallocci;
d)    As polêmicas que envolveram a base aliada e a oposição sobre o Novo Código Florestal;
e)    As divergências entre o governo Dilma e o Ministério Público sobre a execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
16) BRIC é a sigla criada em 2001 pelo economista Jim O’Neill, do Grupo Goldman Sachs, para designar os quatro principais países emergentes no mundo, Brasil, Rússia, Índia e China. Entretanto, recentemente o BRIC ganhou um novo membro passando a ser chamado de BRICS. Esse novo membro é:
a)    Venezuela;
b)    Sudão;
c)    Arábia Saudita;
d)    África do Sul;
e)    Síria.
17) Uma série de crises ministeriais tem marcado o governo Dilma. Após a queda de Pallocci, da Casa Civil, seguiram-se outras alterações ministeriais. Como é o caso de,
I – a crise no Ministério dos Transportes, que levou a queda do Ministro Alfredo Nascimento;
II – a crise no Ministério da Agricultura, que levou a demissão do Ministro Wagner Rossi;
III – a crise no Ministério da Fazenda, que levou a demissão no Ministro Guido Mantega.
IV – a crise no Ministério do Turismo, que levou a demissão do ministro Pedro Novais.

Esta (ão) correta (s)

a)    Apenas uma;
b)    Apenas duas;
c)    Apenas três;
d)    Todas estão corretas
e)    Nenhuma está correta.
18) A nova crise ministerial afeta um ministério que está em evidência recentemente devido as discussões da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Trata-se do ministério:
a)    da Integração e do Desenvolvimento Social;
b)    da Fazenda;
c)    do Planejamento;
d)    dos Esportes;
e)    das Cidades.
19) "Mais do que um movimento reivindicatório, é uma manifestação das crises estruturais e uma luta social". A crise de segurança pública atestada no Brasil ganha novos contornos recentemente, dentre os casos atuais é correto citar:
 I - A retirada definitiva das Unidades de Pacificação Permanente (UPP) do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro.
II- A atual greve dos agentes penitenciários e a liberação massiva de presos em São Paulo.
III - A greve e as manifestações dos bombeiros no Rio de Janeiro.
IV - Os conflitos entre Policiais Militares e as tropas de segurança do Exército na Bahia.
Esta (ão) Correta (s) a(s) alternativa(s)
a) Apenas I;
b) Apenas II e III;
c) Apenas III, e IV.

d)  Apenas I, II e III.
e) Todas as alternativas estão corretas

20) A região já foi palco há 30 anos de um conflito armado que envolveu a disputa pelo controle territorial. Recentemente, acusações mútuas de colonialismo e barreiras comerciais tensionaram novamente os rivais. Sobre essa disputa entre Argentina e Inglaterra pelas Ilhas Malvinas é correto afirmar:
I - A Argentina ameaça levar a questão a ONU acusando a Inglaterra de militarização no Atlântico Sul;
II - A Argentina reivindica a soberania do território, com apoio do Brasil e dos EUA, apesar da Inglaterra compreender as Malvinas como um território ultramarino britânico desde a vitória na guerra de 1982;
III - A Inglaterra explora petróleo na região desde 2009, o que gerou reação do governo Argentino com apoio do Brasil e da Venezuela.
IV - A maioria dos habitantes das Malvinas são britânicos e a polêmica com a Argentina vem sendo capitalizada politicamente pelo primeiro ministro David Cameron no momento de crise européia.
Esta (ão) Correta(s) a(s) alternativa(s):
a) Apenas I;
b) Apenas II e III;
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I, III, e IV
e) I, II, III, IV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário