segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio propõe corte de 12% nas emissões

Rio propõe corte de 12% nas emissões

Rio defende redução de emissões de carbono em 12% até 2016
Autor(es): agência o globo:Luiz Ernesto Magalhães
O Globo - 18/06/2012
 
A prefeitura do Rio vai propor, durante as reuniões da Cúpula dos Prefeitos, que acontece no Forte de Copacabana, a divulgação de metas intermediárias de redução de gases do efeito estufa, até 2030. A ideia, explicou neste domingo o vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, é mostrar que o acordo costurado pelas grandes metrópoles do mundo surtirá efeito. A primeira parcial sairia em 2016, ano em que o Rio receberá os Jogos Olímpicos. A prefeitura do Rio defenderá redução oficial de 12% de gases-estufa nos próximos quatro anos para 58 metrópoles do mundo.
— Esta é uma intenção nossa, que será debatida no C-40 — disse Muniz, acrescentado que o Rio já tem condições de reduzir as emissões em 8%, por conta do fechamento do aterro de Jardim Gramacho.
— Boa parte do (percentual) restante deverá ser conquistado com a conclusão de quatro linhas de BRT na cidade: o Transoeste, o Transbrasil, o Transcarioca e o Trasolímpico.
Muniz acrescentou que o C-40 terá um papel importante no processo de tomada de decisões ambientais globais.
Ele lembrou que a maioria das metrópoles do grupo já adota propostas de mitigação de gases-estufa. Conforme publicou O GLOBO domingo, o prefeito de Nova York e presidente do C-40 (Climate Leadership Group), Michael Bloomberg, anuncia amanhã metas globais e individuais de redução das emissões até 2030. As 58 cidades vinculadas ao C-40 respondem por 21% do PIB mundial e concentram mais de 320 milhões de pessoas. O Brasil está representado por Rio, São Paulo e Curitiba. A lista inclui megalópoles como Shangai (18,4 milhões), Pequim ( 1 6 , 4 m i l h õ e s ) e M o s c o u (10,3 milhões).
Pesquisador em mudanças climáticas e ex-vice presidente do IPCC, Gylvan Meira Filho concorda que metas intermediárias são benéficas para que haja um acompanhamento maior do processo pela sociedade.
Ele elogiou a iniciativa da conferência dos prefeitos: — As metrópoles podem c o n t r i b u i r r e d u z i n d o a s emissões de carbono principalmente com inovações nos transportes. Leva tempo e custa caro, mas metas são sempre importantes até para constranger os próximos administradores a cumprirem o que foi acordado. Prazos intermediários são importantes, caso contrário corremos o risco de chegar a 2029 sem qualquer avanço.
As reuniões do C-40, no Forte de Copacabana, começaram ontem e prosseguem até amanhã.
O grupo foi fundado em outubro de 2005, pelo então prefeito de Londres, Ken Livingstone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário