quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comentários de Atualidades da Prova do TRERJ 2012


 Comentários de Atualidades da Prova do TRE/RJ - 2012 ( prof. Cássio Albernaz)

Em meados do mês julho deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) realizou, de acordo com muitos especialistas, a maior interferência no mercado de telefonia móvel brasileiro desde sua origem, em 1998, alegando problemas na qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

19 - A ANATEL proibiu à pior operadora de cada estado do Brasil a comercialização de novas linhas de telefonia celular.

Resposta: CORRETA.
 
Comentários: essa assertiva está de acordo com o Jornal o Estado de São Paulo de 19/07/2012 e como colocado na apostila exclusiva desenvolvida pelo prof. Cássio Albernaz para o curso do TRE/RJ da Casa do Concurseiro.

Segue o trecho do Estado de São Paulo de 19/07/2012: “A Anatel proibiu a venda de novas linhas de telefone celular pelas piores operadoras em cada Estado do País. A decisão afetará a TIM em 19 unidades da Federação, a Oi em cinco e a Claro em três, incluindo São Paulo. As constantes interrupções nas ligações de celulares e o crescente número de reclamações dos usuários de telefonia e internet móvel levaram à proibição. A medida entra em vigor à 0h de segunda-feira e diz respeito apenas à habilitação de novos números de telefone, incluindo os processos de portabilidade. A TIM informou que vai "tomar todas as medidas necessárias". A Oi disse que a análise da Anatel está "defasada". A Claro não se pronunciou.”

20 – As quatro grandes operadoras do mercado brasileiro de telefonia celular foram penalizadas pela ANATEL com a suspensão de suas atividades e a aplicação de multas.

Resposta: ERRADA

Comentários: Somente Oi, Claro e Tim foram penalizadas, portanto apenas três das quatro maiores. Segundo o Estado de São Paulo de 19/07/2012 “A Vivo, líder em telefonia móvel no País, escapou ilesa da suspensão. Segundo dados divulgados ontem pela Anatel, a empresa tem 29,56% do mercado brasileiro, com 75,719 milhões de acessos. Em segundo lugar aparece a TIM, com fatia de 26,89%, seguida de Claro (24,5%) e Oi (18,6%).”

21 – Inicialmente, a apresentação de plano de melhoria de serviço no prazo de trinta dias foi a condição imposta pela ANATEL para que as operadoras pudessem voltar a comercializar linhas de telefonia celular.

Resposta: CERTO

Comentários: Segundo o Estado de São Paulo, e de acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, “as operadoras terão de apresentar planos de investimentos e resolver todas as demandas de clientes em seus call centers em até 30 dias. As vendas só serão retomadas após a agência verificar o cumprimento das obrigações.”

Julgue os itens seguintes, relativos aos recentes conflitos ocorridos na Síria.

22- O governo de Bashar Al Assad, como o de seu pai, legitimava-se politicamente em um ideologia de nacionalismo pan-árabe e de oposição a Israel.

Resposta: CERTO

Comentários: o Governo da família Assad é conhecido pela sua oposição ao Estado de Israel, e por estimular o pan-arabismo, ou seja, num movimento político de defesa dos interesses árabes na região, em oposição aos interesses israelenses.

23 – Um dos aliados do governo Sírio é a Rússia, grande fornecedora de armas para esse governo.

Resposta: CERTO

Comentários: Além de aliados com relação ao material bélico, a Rússia é o principal artífice nas relações internacionais que impede uma ação militar contra a Síria. Seja pelos interesses econômicos, como pelos interesses geopolíticos e estratégicos na região.

24 – A crise política na Síria é movida basicamente por questões religiosas, muito em virtude de a Síria ser o único país árabe cuja maioria da população é cristã. 

Resposta: ERRADO

Comentários: As motivações da crise política na Síria têm como fundo a crise econômica que afeta o mundo árabe, as revoltas populares contra as ditaduras e a violência dos governos na região, e as disputas entre grupos étnicos-religiosos por maior representação junto ao governo. No caso da Síria, a disputa se dá entre Sunitas e Alauítas, corrente muçulmana xiita que controla o poder.

25 – Ao contrário de outros países da região, a Síria é uma ditadura militar cujo governante-mor, Bashar Al Assad, foi responsável pela introdução da Sharia, a lei islâmica, razão pela qual foi instaurada a revolta das minorias religiosas do país.

Resposta: ERRADO

Comentários: A Sharia, ou a introdução das leis islâmicas em detrimento das leis civis, é uma pressão dos grupos de oposição ao governo Assad, principalmente pelos grupos jihadistas que atuam na região e se infiltram nas tropas da frente Al-Nusra.

3 comentários:

  1. Excelentes comentários. Postei um link no meu blog para esta página. http://www.gondim.net/2012/08/comentarios-de-atualidades-da-prova-do.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marco Gondim. No que precisar estou à disposição.

    att

    Cássio Albernaz

    ResponderExcluir
  3. Discordo da 19 e achei um absurdo não anularem a questão. Na propria fonte que você citou. diz que a ANATEL proibiu a venda de novas linhas de telefone celular pelas pioreS operadoras em cada Estado do País. Na questão fala que proibiu a pior operador, no singular. O que leva o candidatoa pensar que a questão falava que foi escolhido dentre as 4 operadoras somente a pior para ser penalizada. O que não é verdade

    ResponderExcluir