segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comentários da Prova do BASA/CESPE -2012 (de 15 de julho )


Comentários da Prova do BASA/CESPE -2012  ( de 15 de julho )

32 - O motivo principal para a edição do novo Código Florestal foi a obsolescência do texto anterior, que não sofria alterações desde sua edição, na época dos governos militares.

Errado. O Código Florestal em vigor é de 1965 (Governo Gal. Castelo Branco) e vinha sofrendo algumas modificações que estimularam a proposta de elfaborar uma nova lei mais adequada a atual realidade rural e florestal brasileira.

33 - Entre as novidades do código Florestal, a única elogiada pelos movimentos ecológicos é a que elimina a necessidade de manutenção de áreas de reserva legal na Amazônia.

Errado.  Os movimentos ambientalistas defendem a manutenção das Reserva Legais e são contra a isenção de recomposição de Reservas Legais de produtores com até 4 módulos rurais.

34 - A presidenta Dilma Rouseff, além de vetar diversos pontos do novo Código Florestal, apresentou medida provisória com diversas propostas de modificação no texto aprovado pelo Congresso Nacional.

Certo. Após intensa pressão social, a presidente Dilma Rousseff vetou 12 artigos e fez 32 alterações em trechos do novo Código Florestal que promoviam o desmatamento. O projeto de lei, aprovado no Congresso no final de abril, representava uma derrota do Governo ao perdoar desmatadores ilegais e permitir uso de área de vegetação nativa. As alterações foram feitas por medida provisória a ser enviada para apreciação do Congresso Nacional.

35 - Depois da aprovação no novo Código Florestal pelo Congresso Nacional, houve diversas manifestações, principalmente de ambientalistas. Nessas manifestações, reivindicou-se o veto integral do texto.

Certo. Com a provação do texto do Novo Código Florestal no Congresso diversas manifestações reivindicaram o veto integral por parte da Presidenta Dilma. O veto parcial e as modificações encaminhadas ao Congresso Presidenta ainda permanecem como pontos polêmicos e de manifestações.

A respeito da atual crise econômica global, julgue os itens a seguir:

36- Na Comunidade Européia, os países que adotaram o euro passaram por sérias dificuldades econômicas, enquanto aqueles que não optaram pela moeda única conseguiram resistir aos efeitos da crise, como é o caso da Espanha.

Errado. A Espanha, além de pertencer a Zona do Euro, é um dos países mais afetados pela crise, conjuntamente com os PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia, e Espanha).

37 - As medidas empregadas pelo governo da Grécia para contornar seu endividamento incluem a demissão de funcionários públicos, cortes de gastos públicos e a redução de direitos trabalhistas e do valor de aposentadorias.

Certo. As medidas de austeridade foram empregadas para contenção de crise na Grécia, e são compreendidas como a solução momentânea para o cenário de crise.

38 - Uma das causas da referida crise foi o fato de o mercado imobiliário norte-americano ter favorecido, por vários anos, a realização de empréstimos a clientes que não continham condição de arcar com o pagamento de suas dívidas.

Certo. A desregulamentação do mercado de crédito nos EUA é um dos principais fatores para a crise do mercado imobiliário e o surgimento da “bolha” na economia estadudinense em 2008.

Com relação a fluxos migratórios, julgue os itens que se seguem:

39 Por ser um dos poucos países imunes à crie atual, o Japão continua atraindo imigrantes brasileiros. Em 2010, por exemplo, registrou-se o maior número de brasileiros nesse país.

Errado. As tendências de crise também afetaram o Japão e o seu setor de emprego, e a tendência atual é de retorno dos brasileiros, face ao desemprego no Japão. Estima-se que mais de 10% dos imigrantes brasileiros no Japão tenham retornado ao Brasil após a crise.

40 - Em 2011, verificou-se a redução do número total de estrangeiros no Brasil, que refletiu a diminuição dos fluxos migratórios ocorrida em todo o mundo.

Errado. Segundo a Secretaria Nacional de Justiça, através do Departamento de Estrangeiros, o Brasil teve um assombroso aumento de 52,4% de estrangeiros em território nacional, entre 2010 e 2011, fruto da crise financeira internacional e da “bonança” econômica brasileira.

8 comentários:

  1. Valeu Cássio. Acertei 9 errei apenas a 37, Mas já esta bom D+. Valeu pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Professor corrige a prova do MPE também!! Se quiser te mando por email...
    Ana Cândida

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, professor pelo comentario da prova!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eita bençao acertei 9 só errei a 40

    ResponderExcluir
  5. caraca me dei mal nisso, so acertei 4 dessas 9...porem vi outro blog com um professor fazendo os comentarios com 4 questoes diferentes dessas ai, acho melhor esperar o gabarito mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Professor Cássio, VOCÊ É FERA! Errei só 2 porque realmente me esqueci, mas as que acertei foram graças as suas excelentes aulas! Vlw.

    ResponderExcluir