segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Questões de Atualidades - parte 1


Marque certo (C) e errado (E) para cada item:

1) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Recentemente, vem ocorrendo conflitos em diversos países muçulmanos, envolvendo o exército, civis e vários grupos armados. Sobre os conflitos, analise as informações seguintes.

1 – O grupo Hamas é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.
2 – a disputa entre Israel e a Palestina é pela Faixa de Gaza uma área com importante riqueza petrolífera do oriente médio.
3 – os EUA sugeriu ao primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu o retorno das demarcações territoriais da região como antes da Guerra dos 6 dias, em 1967, mas sem desencadear uma ação mais incisiva contra Israel que negou os pedidos do presidente Barack Obama.
4 – O Egito, apesar da queda do ditador Hosni Mubarak, mantém a passagem para Faixa de Gaza fechada e sob forte controle.
5- Aliado histórico dos EUA na região Israel promove ofensivas contra a Palestina com o argumento de combate ao terrorismo na região
6 – O objetivo do governo israelense ao atacar a Palestina é recuperar o prestígio político e militar nos territórios ocupados, enfraquecendo a influência do Hamas, grupo terrorista que controla Gaza.
7 – Dentro da recente onda de democratização que vem varrendo o Oriente Médio é possível notar um abalo significativo dos valores muçulmanos.
8 – A atual onda de democratização nos países islâmicos é fruto da pressão da ONU e dos EUA para estancar o terrorismo.
9 – Estudantes muçulmanos através da internet propagaram o movimento de redemocratização nos seus países num gesto de repúdio as ditaduras, ao terrorismo, e ao Islão.
10 – Fatores econômicos, que resultaram em questões sociais e políticas, são preponderantes para a compreensão da queda das ditaduras muçulmanas.
11 – Estaria em curso um efeito dominó de democratização nos países islâmicos, sendo a Líbia e o Iêmen, os novos focos de conflitos.
12 – A ditadura iemita de Ali Abdullah Saleh é aliada americana na região contra o terrorismo, apesar de uma das franquias da Al-Qaeda atuar no seu território.
13 – Benghazhi, o epicentro da guerra civil Líbia e dos manifestos contra Kadafi, fora fortemente bombardeada pelas forças situacionistas, o que levou a forte intervenção da OTAN na região.
14 – a chamada “Revolução do Jasmin” que levou a renúncia do presidente Zine Al-Abidine Ben Ali, na Tunísia, em 14 de janeiro de 2011, foi desencadeada pelas manifestações populares contra o desemprego e a corrupção do governo.
15- o estopim da “Revolução do Jasmin” foi a morte de Mohamed Bouazizi, importante político que ateou fogo ao próprio corpo devido suas divergências com o governo.
16 – A queima do Alcorão, livro sagrado do islamismo, por pastores na Flórida, desencadeou uma série de violentos protestos no Afeganistão, com mais de 20 feridos e 100 mortos. Isso se explica pela maioria xiita que controla a sociedade afegã.
17 – a recente ação americana que desencadeou a morte de Osama Bin Laden, mostra a crescente fragilidade e desarticulação do terrorismo em escala mundial.
18 - a morte do terrorista Osama Bin Laden poderá não abreviará o término da guerra no Afeganistão, iniciada para promover sua captura e de outros líderes da Al Qaeda, logo que interesses petrolíferos na região são preponderantes.
19 – Para a maioria dos analistas, a morte de Osama Bin Laden não foi o capítulo final da luta contra o terrorismo globalizado.
20 – o novo foco das crises árabes é a Síria. O presidente Bashar Al Assad vem sendo acusada pelo G-8 de reprimir violentamente os protestos internos.
21- Recentemente, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahamoud Abbas, entregou pedido de reconhecimento do Estado Palestino ao Conselho de Segurança da ONU.
22 – O pedido de reconhecimento do Estado Palestino, proposto pela Autoridade Mahamoud Abbas, está em consonância com as orientações políticas dos EUA, que prima pelo anti-terrorismo.
23 – EUA e Israel, aliados históricos, são contra o pedido de reconhecimento do Estado Palestino, proposto pela Autoridade Nacional Palestina, pois esse pedido remonta as fronteiras anteriores a Guerra dos 6 dias, em 1967, incluindo a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.
24 – O movimento palestino de reconhecimento de criação ao Estado Palestina vem sendo chama de Primavera Palestina, em alusão aos movimentos arábes na Tunísia, Egito e Líbia.
25 – O dissenso atual que entrava as negociações são os territórios de assentamentos israelenses reivindicados pelos palestinos.
26 - Segundo Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, a proposta Palestina acirra as tensões bilaterais entre os países.
27 – O Hamas, grupo radical palestino, apoiou a proposta de Mahamoud Abbas pelo reconhecimento do Estado Palestino.
28 – Mais um capítulo da chamada “Primavera Árabe” a crise na Líbia sofreu intervenção do Conselho de Segurança da ONU, liderada pela OTAN, e que culminou com a deposição de Muammar Kadafi.
29 – Após sete meses de conflitos, o anuncio da morte de Kadafi põe fim ao conflito Líbio, que fica sob comando do Conselho Nacional de Transição.
30 – o governo brasileiro agiu com cautela com a morte de Kadafi, afirmando a necessidade de uma transição democrática segura.
31- A chamada “Primavera Árabe” parece não ter chegado ao seu fim, como demonstram os processos de transição no Egito, na Lïbia, e no Iraque.
32 – Mais um capítulo da “primavera árabe” fora a nomeação do líder de oposição, Mohammed Basindwa, como primeiro ministro, o que levou a derrubada do então presidente Ali Abdullah Saleh.

11 comentários:

  1. Perguntas excelentes!!! Parabéns pelo blog Cássio!!
    Já estou ansiosa pelo gabarito dessas questões!!

    Abraços!
    Rosângeça

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, professor!!!

    Confesso que ainda fico bastante confusa com tantas informações do "mundo Árabe". Aguardo tb gabarito, se possível, comentado.

    Forte abraço!!!

    Cristiane - Brasília-DF - Aluna EAD - A Casa do Concurseiro

    ResponderExcluir
  3. Ótimas questões..tb estou no aguardo do gabarito e comentários, se possível...

    Abraços

    Adriane

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!! Vai ter gabarito para essas questões?!

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Prof. Cassio parabens p/ blog!

    Sou aluno EAD "CEF" da CASA do Concurseiro, vou fazer BB/12. Vc pode medar umas dicas de como a CESGRANRIO cobra Atualidades.

    Abraços..

    Jéferson Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas são as passadas em aula Jéferson...assita lá o EAD e confira!!!

      Excluir
  6. Excelentes questões professor...também estou aguardando gabarito. Bjs...Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cristina,

      O gabarito fora publicado no mês de fevereiro. De uma olhada na parte das questões comentadas!!!

      bons estudos!!

      Excluir