terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comentário e Resoluçao da Prova do BRDE 2011/2012 modelo 01

Comentários prova BRDE/2011-2012
PROVA MODELO 01
Questão 31 - O novo Código Florestal, que passou, neste ano, pelo crivo da Câmara e do Senado, vem causando grande polêmica e opiniões contraditórias: ruralistas (proprietários de terra, produtores rurais) e ambientalistas têm posições contrárias. Considerando que esta questão foi elaborada, ainda antes, da aprovação do novo texto no Senado, assinale a alternativa correta a respeito dos pontos polêmicos, nas discussões.
a) Os ruralistas concordam com a manutenção das regras relativas às Áreas de Preservação Permanente – APP, principalmente nas propriedades que sofreram, em tempos passados, desmatamento extensivo até a margem dos rios, mas discordam do princípio da compensação de áreas desvinculadas da propriedade.
b) Os ambientalistas defendem a manutenção da Reserva Legal, optando pela redução das Áreas de Preservação Permanente, que não seriam tão importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental.
c) Ruralistas e ambientalistas reconhecem que, no Brasil, a ampliação das áreas agrícolas não é necessária, pois as tecnologias avançadas promovem um aumento da produtividade e da produção em geral, sem que seja necessário ocupar novas terras. Portanto, estão acordes com relação ao aumento das áreas preservadas.
d) A Reserva Legal é a parcela de terras dentro de cada propriedade rural que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país, sendo maior na Amazônia, tanto nos biomas de floresta como de cerrado e menor em outras regiões. A dimensão dessa área de Reserva Legal são pontos polêmicos na elaboração do novo Código Florestal.
e) Os ambientalistas lutam pela manutenção do princípio da compensação, isto é, que o agricultor possa arrolar como Reserva Legal uma área situada em outro local e bioma, não necessariamente vinculada à propriedade ou ao tipo de vegetação da área explorada.
Resolução :
Alternativa “d” é a correta – Questão “previsível” de atualidades, já com recorrência na prova do Banco do Brasil de 2011. As provas de atualidades gostam de “cobrar” dos candidatos os posicionamentos frente às grandes questões nacionais. Nesse caso, Ruralistas X Ambientalistas e as polêmicas do Código Florestal. As maiores polêmicas em torno do conteúdo desse projeto são as Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários. Lembrando que APPs (Áreas de Preservação Permanente): são áreas de vegetação nativa nas margens de rios e encostas de morros que devem ser preservadas. O projeto prevê uma diminuição da faixa mínima a ser mantida pelos produtores rurais e a permissão de determinadas culturas em morros.; RL (Reserva Legal): são trechos de vegetação nativa localizados dentro de propriedades rurais. As mudanças na lei beneficiam pequenos proprietários, que ficarão isentos de reflorestar áreas desmatadas. No que diz respeito a Anistia, o novo Código propõe suspender a multa e sanções aplicadas a proprietários rurais até 22 de julho de 2008 - data em que entrou em vigor o decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais.
Sobre as alternativas erradas, cabe dizer que os problemas são: na alternativa “a” é que os Ruralistas defendem o aumento da APP e não a manutenção; na alternativa “b”, os ambientalistas defendem a ampliação da área de Reserva Legal e não a manutenção; na alternativa “c”, ruralistas e ambientalistas não concordam com o aumento da área preservada, e ainda mais, apesar da mecanização da produção rural, o aumento da produção ainda se dá pelo aumento da área de cultivo, como o caso dos novos pastos na Amazônia; e na alternativa “e” o erro está que essa demanda é dos Ruralistas e não dos ambientalistas!


Questão 32 – A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Assinale a alternativa correta a respeito dessa crise na economia de países europeus.
a) O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros sobre o assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir.
b) Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras.
c) A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha.
d) A crise do Euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir.
e) Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado.
Resolução:
Alternativa “b”- A crise do Euro é uma crise de crédito e do sistema financeiro, assim como a crise de 2008, portanto os bancos são os pilares dessa crise. Sobre as alternativas erradas, a letra “a” existem várias sentenças erradas : “uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens”; “consenso entre os países membros”; “antigo pacto da União Europeia”. Na letra “c”, o erro é afirmar que a crise afeta menos a França e a Espanha, logo que afeta mais os PIGS ( Portugal, Itália, Grécia, e Espanha), e a França teve sua nota de risco rebaixada recentemente; na alternativa “d”, o erro é que um dos problemas da crise é exatamente a falta de liquidez dos investimentos; e na alternativa “e”, o problema é que o setor público fora muito atingido sendo um dos baluartes da crise.


Questão 33 – Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da política neoliberal implementada por tecnocratas das instituições financeiras internacionais e aplicada aos países da América do Sul na década de 90 do século XX.
a) Redução das taxas de juros, tanto da dívida externa como dos financiamentos internos, aumentando a liquidez e favorecendo os investimentos da indústria nacional.
b) Reforma Tributária e disciplina fiscal.
c) Redução de gastos públicos e privatização de empresas estatais.
d) Liberalização do comércio e fim das restrições aos investimentos estrangeiros.
e) O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminação de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxação elevada de produtos estrangeiros ou manipulação das taxas de câmbio, segundo interesses do país.
Resolução:
Alternativa “a” - Questão clássica de Atualidades em concursos públicos cobrando as características e o impacto das políticas neoliberais. O problema nesta assertiva é a noção de “redução” das taxas de juros, logo que políticas neoliberais tendem a “aumentar” essas taxas.


Questão 34 – Sobre as políticas indigenistas oficiais e as políticas reivindicatórias dos grupos indígenas, no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru e Bolívia, assinale a alternativa correta.
a) As lideranças tiveram atuação muito maior até a década de 1960, perdendo terreno com o discurso ambiental e o reconhecimento de sua inferioridade numérica e social. Os grupos indígenas da América não aparecem mais como atores sociais e ativistas.
b) Os grupos indígenas sul-americanos reivindicam, principalmente, a assimilação das tribos à sociedade moderna e à cultura hegemônica, com maior participação no mercado de trabalho e na vida urbana.
c) Na Amazônia, as ações ambientalistas entram em confronto com os interesses dos grupos indígenas, pois a conservação das grandes áreas de floresta depende, basicamente, da retirada dos seringueiros e dos grupos indígenas que vivem das atividades extrativas vegetais.
d) As organizações não governamentais de apoio aos grupos indígenas atuam no sentido de eliminar as diferenças raciais e religiosas, inserindo o índio na sociedade moderna. Esse trabalho ficou bem claro na ação da religiosa Dorothy Stang, assassinada por trabalhadores sem-terra que se opunham à ação da organização não governamental.
e) No Brasil, grupos indígenas procuram assegurar seus direitos propondo modificações nas legislações indigenistas oficiais visando consolidar a posse de seus territórios e a manutenção da identidade cultural dos grupos.
Resolução:
Alternativa “e” – A alternativa dá conta das principais orientações dos grupos indígenas: posse do território e manutenção da sua identidade cultural. Entre os problemas da alternativa “a” estão a “perda de terreno” para o discurso ambientalista, pois em muitos casos andam conjuntamente, e a afirmação de que “não aparecem mais como atores sociais e ativistas” na América do Sul, o que não é verdade logo que até elegeram presidente na Bolívia. Na alternativa “b”, o problema é não levar em consideração a demanda de manutenção da identidade cultural indígena, reivindicada por esses grupos. Na alternativa “c”, o erro é o confronto entre ambientalistas e grupos indígenas. E na alternativa “d”, o erro está no fato de que ONG`s buscam preservar a identidade cultural indígena.



Questão 35 – O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas (sic) diretamente a União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.
a) Incentivo à introdução de inovações nas cadeias produtivas, aumentando a produtividade ou, de alguma forma, reduzindo custos ou perdas ao longo da cadeia de produção.
b) Incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável, isto é, às práticas ou estratégias que resultem em uma relação de custo/benefício mais positiva, particularmente com relação à sustentabilidade ambiental.
c) Melhoria nas condições de assistência médica pública, principalmente com relação aos procedimentos do atendimento básico ambulatorial ao grupo de idosos, que é o grupo social que mais cresce, fomentando os programas de previdência privada e de aposentadoria precoce.
d) Articulação das políticas locais e regionais de ciência e tecnologia com os atores da governança local, no sentido de tornar as empresas da região mais competitivas no mercado local, regional, nacional e/ou internacional.
e) Investimentos em todos os níveis educacionais, mas principalmente em educação superior, com incremento na produção de ciência e no desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas do setor produtivo local ou regional.
Resolução:
Alternativa “c” – Questão de interpretação texto, já que fala de investimentos em ciência e tecnologia, o que pouco tem haver com atendimento básico ambulatorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário