Provas Comentadas


Prova Comentada de Atualidades da CEF/2012 nível superior (advogado)


Prova Comentada de Atualidades da CEF/2012 Nível Superior (Advogado)
Questões 13 a 15.
Entre 1800 e 2010 a população cresceu, aproximadamente, sete vezes (de 1 bilhão para 7 bilhões de habitantes), e a economia (PIB) aumentou cerca de 50 vezes. Hoje, pode-se dimensionar o impacto do ser humano na Terra por meio de uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e de água (em termos de hectares globais – gha) que seriam necessárias para sustentar o consumo atual da população.
ALVES, J. A Terra no limite. Revista Veja, ed. Especial, ano 43, n. 2196, dez. 2010, p 24. Adaptado.
No contexto da sustentabilidade planetária, a metodologia acima é denominada
a)      Agroecologia
b)      Biorremediação
c)       Controle biológico
d)      Manejo ambiental
e)      Pegada ecológica
Comentários: A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa, como aponta a wwf. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. Questão que exige do candidato o conhecimento específico desse tema. (Nível Difícil)
No Brasil, a crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8 % em 1984 para 15, 3% em 2011.
BELUZZO, L; ALMEIDA, J. Coo recuperar o vigor. Revista Carta Capital, São Paulo: Confiança, ano XVII, n. 687, mar. 2012, p. 38.
A redução da participação industrial descrita assemelha-se àquela do país que mais se desindustrializou com a globalização atual.
Qual é esse país?
a)      República Sul-africana
b)      República da Alemanha
c)       República da Coreia do Sul
d)      Estados Unidos da América
e)      República Popular da China
Comentários:  A crise da dívida externa e as políticas liberais que se seguiram à estabilização dos anos 90 encerraram uma longa trajetória de crescimento industrial e criaram as bases para o retrocesso da indústria de transformação. A participação da indústria no PIB caiu de 35,8% em 1984 para 15,3% em 2011. Pode-se comparar ao índice brasileiro com dados para 2010 da ONU para países como China (43,1%), Coreia (30,4%) ou mesmo Alemanha (20,8%). O padrão brasileiro é mais comparável ao país que mais se desindustrializou durante a chamada globalização, os EUA: 13,4%. Questão que exige do candidato também um conhecimento específico sobre a tendência de desindustrialização. (Nível Difícil)
O mundo não vai acabar em 2012. “que pena!”, dirão os cínicos. Mas, para aqueles que são em variados graus, mais otimistas, 2012 será um ano de atos de equilibrismo. A Primavera árabe vai tornar-se outro verão.
SUU KYI, A. Um senso de equilíbrio. The economista/Revista Carta Capital, São Paulo: Confiança. O mundo em 2012, n. 677, jan./fev. 2012, p.86.
A expressão Primavera Árabe, empregada no texto, refere-se aos levantes políticos de 2011 ocorridos majoritariamente no
a)      Norte da África
b)      Sudeste da África
c)       Sudeste da Ásia
d)      Nordeste da Ásia
e)      Centro-sul da Europa
Comentários: A questão mais fácil e previsível da prova. Exigia apenas a localização geográfica da “Primavera Árabe”, como se sabe a maioria dos países se encontra no Norte da África. (Nível fácil)





Prova comentada de Atualidades do Banco do Brasil (Escriturário Março/2012)


Gabarito e comentários da prova do Banco do Brasil (Escriturário/2012)

Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados como futuro do continente.
Esse referendo popular decidiria sobre a(o)

a)      Aliança estratégica com os países dos Bálcãs
b)      Ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
c)       Presença das forças militares da OTAN na Europa
d)      Pacote de Socorro financeiro do resto da Europa
e)      Efeito político da Primavera Árabe na economia grega

Comentários: Resposta letra “D” – Questão previsível de prova como chamei atenção no pré-prova. Como a crise grega se trata de uma crise financeira de crédito causada, entre outros fatores, pelos elevados gastos públicos e pelo endividamento que expôs a dificuldade de saneamento das contas públicas grega, uma das formas de conter a crise foram medidas de austeridade e enxugamento dos gastos públicos, além de contração do socorro financeiro promovido pelo Fundo de Resgaste Europeu. Devido a impopularidade das medidas de austeridade propostas, o então primeiro-ministro George Papandreau convocou um referendo para a população votar sobre o pacote anticrise, logo que determinava o futuro do país.

Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil, os igarapés amazônicos, o pantanal mato-grossense, os lagos de represa e as lagunas ao longo do litoral marítimo são ecossistemas nos quais devem se harmonizar os cinco “Ps”.
No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e á

a)      Extração de petróleo;
b)      Prática da policultura;
c)       Expansão da pecuária;
d)      Fabricação de polímeros;
e)      Produção de polpas vegetais.

Comentários: Resposta letra “A” – Questão mais difícil da prova, pois cobra conhecimentos mais detalhados da pauta da Rio + 20, (o que foi chamada a atenção também no pré-prova!!!) e das discussões sobre desenvolvimento sustentável. As atuais discussões sobre desenvolvimento sustentável vão para além da questão pura e simples sobre e meio ambiente, que no Brasil tradicionalmente remontam ao ecossistema amazônico, vislumbrando através da pauta econômica e social outras interfaces entre os diferentes ecossistemas. Assim, a questão trata da necessidade de discutir essas interfaces socioambientais os 5 “Ps”, ou seja, a regulação a atividade de pesca comercial;  a disseminação das técnicas de piscicultura; a recuperação, ampliação e modernização dos portos; a maior fiscalização e proteção das praias;  além da discussão sobre o uso e os direitos sobre o pré-sal e a extração de petróleo.

O PIB zero no terceiro trimestre é o legado negativo do crescimento inflado pelo governo brasileiro em 2010. A economia deve ser freada bruscamente (...). A explicação mais simples para essa freada brusca é que o país estava avançando em uma velocidade superior às suas possibilidades.
A explicação para a situação econômica descrita deve-se majoritariamente ao crescimento negativo do seguinte setor produtivo:

a)      Indústria
b)      Agropecuária
c)       Investimentos
d)      Construção civil
e)      Serviços financeiros

Comentários: Reposta letra “A” – Questão previsível e também debatida e destacada no pré-prova. Como cotidianamente vem mostrando os noticiários o país passa por uma tendência de desindustrialização que o governo vem combatendo com a redução de juros e ampliação de investimentos.


Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.
A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:

a)      Cultural
b)      Política
c)       Espacial
d)      Ecológica
e)      Ambiental

Comentários: resposta letra “B” – A ordem do exercício é clara.... a sustentabilidade descrita, ou seja, não é a sustentabilidade em si como pauta ecológica e ambiental, mas a sustentabilidade do desenvolvimento que trata da construção da cidadania e que diz respeito a democratização da sociedade e do Estado. Nesse caso a questão se refere a sustentabilidade do desenvolvimento POLÍTICO, e não ambiental. Pura interpretação de texto!!!


Em 2011, a população da cidade acreana de Brasileia deparou com o incremento da chegada maciça de imigrantes oriundos de um país da região do Caribe. Esses imigrantes vêm para o país à procura de abrigo, depois do impacto econômico e social que sofreram em seu país de origem, devido ao terremoto ocorrido em 2010. Atualmente, o governo brasileiro efetiva ações que regularizem a entrada de novos imigrantes provenientes desse mesmo país.
A situação descrita refere-se a imigrantes

a)      Cubanos
b)      Haitianos
c)       Dominicanos
d)      Hondurenhos
e)      Guatemaltecos

Comentários: Resposta letra “B” – A questão claramente trata da vinda de haitianos para o Brasil que mobilizou o Conselho Nacional de Imigração para averiguar se essa imigração não se tratava de tráfico humano ou da exploração de coyotes (que são pagos para facilitar a entrada de imigrantes ilegais). O Conselho apoiou a regulamentação dos 2,4 mil haitianos que imigraram ilegalmente para o Brasil frente as dificuldades encontradas em seu território de origem, para tanto, após a resolução do Conselho Nacional de Imigração, os haitianos precisam devem solicitar o visto na embaixada brasileiro no Haiti. Os que receberem o visto tem um prazo de 5 anos para comprovar alguma atividade regular, os demais serão deportados pelo governo brasileiro. Muitos haitianos pediram asilo político, justificando refúgio político, mas o Conselho entende que se trata de vulnerabilidade econômica, e não de perseguição política.



Prova Comentada de Atualidades da Caixa Econômica Federal (Médico (a)  do Trabalho)/Março 2012


 Até o Cristo Redentor ganhou faixa em protesto contra novas regras para os royalties. Depois de amanhã, haverá manifestações na Candelária.
Adaptado de O globo, 08 de nov. 2011.

O protesto noticiado refere-se à demanda de políticos e de segmentos da sociedade fluminense em relação à atual proposta de redistribuição dos royalties da produção de petróleo entre os estados federativos.

Além do Rio de Janeiro, a unidade da federação que, de fato, se vê ameaçada de perdas significativas face a essa atual proposta é o estado do

a)     A)  Piauí
b)     B)   Pará
c)     C)   Paraná
d)     D)  Minas Gerais
e)     E)  Espírito santo

Comentário: resposta letra “E” -  Os principais debates em torno dos royalties do petróleo do pré-sal estão entre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.




 “A crise nos países centrais levou o jornalão ‘The Independent’, londrino, a prever que ‘os ricos ficarão mais ricos, e os pobres, mais pobres.’ Deve ser terrível viver num país onde ....você sabe
O comentário acima faz referência à interpretação de um jornal europeu acerca da atual crise dos países centrais e de seus possíveis desdobramentos.

No contexto específico dessa interpretação, que se refere a países europeus, o complemento que dá sentido à frase “Deve ser terrível num país onde...”é o seguinte:

a)      a)   Os processos de integração são recentes.

b)      b) As disparidades regionais são históricas.

c)      c) As diferenças culturais são irrelevantes.

d)      d)) As desigualdades sociais são crescentes.

e)      e) Os recursos diplomáticos são inoperantes.

Comentário: resposta letra “d” – A frase “ricos ficarão mais ricos, e os pobres, mais pobres” remete ao sentido expresso pela assertiva que se refere as desigualdades sociais.


No Japão depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quanto a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram.

Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se

a)      a) à composição étnica da população, que dificulta a prevenção contra acidentes.

b)      b) à geografia física insular do território, que fragmenta a localização das usinas.

c)      c)  às condições de instabilidade geológica a que se expõem as instalações das usinas.

d)      d) ao desempenho econômico regional recente, que apresenta queda constante.

e)      e) aos tipos de clima predominantes no país, que contêm localmente a radiação.


Comentário: resposta letra “C” – O terremoto seguido de Tsunami no Japão reflete às condições de instabilidade geológica expondo as Usinas Nucleares. Os outros fatores das assertivas a, b, d, e não dizem respeito às críticas ao programa nuclear japonês, pois etnia, geografia insular, desempenho econômico em queda, e tipo climático, não são fatores relevantes,  e nem reais, nas críticas a energia nuclear no Japão.

O Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e um clima de otimismo e euforia cerca o país. Esse clima, no entanto, esconde um processo que ocorre internamente, desde pelo menos o início da década de 1990, a chamada desindustrialização.

No Brasil, o atual processo de desindustrialização caracteriza-se, especificamente, pela


a)      a)  retração da flexibilização das relações trabalhistas nas últimas décadas.

b)      b) Entrada de indústrias multinacionais, concorrentes das empresas brasileiras.

c)      c) Desvalorização atual do real, face à alta generalizada de moedas estrangeiras.

d)      d) Persistência de taxas de juros baixas, vinculada à alta rotatividade no emprego.

e)      e) Diminuição da proporção de empregados no setor industrial, frente aos demais setores.

Comentário: Resposta letra “e” – Dados do IBGE mostram uma retração da mão-de-obra do setor secundário (indústria) em detrimento de um aumento do setor terciário (prestação de serviços) no Brasil. Hoje, o setor de serviços já representa 70% da mão-de-obra no PIB. Esse fato  da redução de empregos na indústria é apontado por alguns analistas como indicador da desindustrialização do país. A desindustrialização é uma retração da participação total da indústria na produção total do país. Outros analistas apontam para o descompasso entre exportações e importações, quando pela valorização da moeda nacional, há mais importação do que exportação, o que também afeta a exportação pela desvalorização dos produtos nacionais, no mercado interno e que reflete no mercado externo.


Desaceleração anti-inflação. Para quem acompanha o noticiário econômico não chegou a ser surpresa. Os números oficiais indicam que a econômica parou de crescer no terceiro trimestre de 2011.

No período indicado, a situação da economia brasileira decorre, diretamente, do seguinte fator:

a)      a)  Incremento dos gastos públicos

b)      b) Recuo do consumo das famílias

c)      c)  Entraves diplomáticos com a China

d)      d) Estabilização política na Zona do Euro

e)      e) Elevação geral do preço das commodities

Comentário: resposta letra “b” – A desaceleração da economia brasileira que faz referência o texto fora estimulada pelas políticas anti-inflação adotadas pelo governo, via Banco Central e Ministério da Fazenda, como a redução de crédito, elevação da Taxa Selic, redução dos gastos públicos, que afetaram, naquela ocasião, diretamente o consumo das famílias brasileiras.  Cabe ressaltar também os impactos da crise econômica da Zona do Euro. Entretanto, mais recentemente, os cortes de juros básicos, a redução da Taxa Selic, redução do IPI, dentre outras medidas, buscam reacelerar o crescimento econômico.






Comentários prova BRDE/2011-2012
PROVA MODELO 01
Questão 31 - O novo Código Florestal, que passou, neste ano, pelo crivo da Câmara e do Senado, vem causando grande polêmica e opiniões contraditórias: ruralistas (proprietários de terra, produtores rurais) e ambientalistas têm posições contrárias. Considerando que esta questão foi elaborada, ainda antes, da aprovação do novo texto no Senado, assinale a alternativa correta a respeito dos pontos polêmicos, nas discussões.
a) Os ruralistas concordam com a manutenção das regras relativas às Áreas de Preservação Permanente – APP, principalmente nas propriedades que sofreram, em tempos passados, desmatamento extensivo até a margem dos rios, mas discordam do princípio da compensação de áreas desvinculadas da propriedade.
b) Os ambientalistas defendem a manutenção da Reserva Legal, optando pela redução das Áreas de Preservação Permanente, que não seriam tão importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental.
c) Ruralistas e ambientalistas reconhecem que, no Brasil, a ampliação das áreas agrícolas não é necessária, pois as tecnologias avançadas promovem um aumento da produtividade e da produção em geral, sem que seja necessário ocupar novas terras. Portanto, estão acordes com relação ao aumento das áreas preservadas.
d) A Reserva Legal é a parcela de terras dentro de cada propriedade rural que deveria manter a vegetação original para garantir a biodiversidade da área, protegendo sua fauna e flora. Sua extensão varia de acordo com a região do país, sendo maior na Amazônia, tanto nos biomas de floresta como de cerrado e menor em outras regiões. A dimensão dessa área de Reserva Legal são pontos polêmicos na elaboração do novo Código Florestal.
e) Os ambientalistas lutam pela manutenção do princípio da compensação, isto é, que o agricultor possa arrolar como Reserva Legal uma área situada em outro local e bioma, não necessariamente vinculada à propriedade ou ao tipo de vegetação da área explorada.
Resolução :
Alternativa “d” é a correta – Questão “previsível” de atualidades, já com recorrência na prova do Banco do Brasil de 2011. As provas de atualidades gostam de “cobrar” dos candidatos os posicionamentos frente às grandes questões nacionais. Nesse caso, Ruralistas X Ambientalistas e as polêmicas do Código Florestal. As maiores polêmicas em torno do conteúdo desse projeto são as Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das Reservas Legais, e da anistia para os grandes proprietários. Lembrando que APPs (Áreas de Preservação Permanente): são áreas de vegetação nativa nas margens de rios e encostas de morros que devem ser preservadas. O projeto prevê uma diminuição da faixa mínima a ser mantida pelos produtores rurais e a permissão de determinadas culturas em morros.; RL (Reserva Legal): são trechos de vegetação nativa localizados dentro de propriedades rurais. As mudanças na lei beneficiam pequenos proprietários, que ficarão isentos de reflorestar áreas desmatadas. No que diz respeito a Anistia, o novo Código propõe suspender a multa e sanções aplicadas a proprietários rurais até 22 de julho de 2008 - data em que entrou em vigor o decreto regulamentando a Lei de Crimes Ambientais.
Sobre as alternativas erradas, cabe dizer que os problemas são: na alternativa “a” é que os Ruralistas defendem o aumento da APP e não a manutenção; na alternativa “b”, os ambientalistas defendem a ampliação da área de Reserva Legal e não a manutenção; na alternativa “c”, ruralistas e ambientalistas não concordam com o aumento da área preservada, e ainda mais, apesar da mecanização da produção rural, o aumento da produção ainda se dá pelo aumento da área de cultivo, como o caso dos novos pastos na Amazônia; e na alternativa “e” o erro está que essa demanda é dos Ruralistas e não dos ambientalistas!


Questão 32 – A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Assinale a alternativa correta a respeito dessa crise na economia de países europeus.
a) O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros sobre o assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir.
b) Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras.
c) A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha.
d) A crise do Euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir.
e) Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado.
Resolução:
Alternativa “b”- A crise do Euro é uma crise de crédito e do sistema financeiro, assim como a crise de 2008, portanto os bancos são os pilares dessa crise. Sobre as alternativas erradas, a letra “a” existem várias sentenças erradas : “uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens”; “consenso entre os países membros”; “antigo pacto da União Europeia”. Na letra “c”, o erro é afirmar que a crise afeta menos a França e a Espanha, logo que afeta mais os PIGS ( Portugal, Itália, Grécia, e Espanha), e a França teve sua nota de risco rebaixada recentemente; na alternativa “d”, o erro é que um dos problemas da crise é exatamente a falta de liquidez dos investimentos; e na alternativa “e”, o problema é que o setor público fora muito atingido sendo um dos baluartes da crise.


Questão 33 – Assinale a alternativa INCORRETA sobre as diretrizes da política neoliberal implementada por tecnocratas das instituições financeiras internacionais e aplicada aos países da América do Sul na década de 90 do século XX.
a) Redução das taxas de juros, tanto da dívida externa como dos financiamentos internos, aumentando a liquidez e favorecendo os investimentos da indústria nacional.
b) Reforma Tributária e disciplina fiscal.
c) Redução de gastos públicos e privatização de empresas estatais.
d) Liberalização do comércio e fim das restrições aos investimentos estrangeiros.
e) O pleno restabelecimento das leis de mercado, com eliminação de medidas protecionistas, tais como: reserva de mercado para os produtos nacionais, taxação elevada de produtos estrangeiros ou manipulação das taxas de câmbio, segundo interesses do país.
Resolução:
Alternativa “a” - Questão clássica de Atualidades em concursos públicos cobrando as características e o impacto das políticas neoliberais. O problema nesta assertiva é a noção de “redução” das taxas de juros, logo que políticas neoliberais tendem a “aumentar” essas taxas.


Questão 34 – Sobre as políticas indigenistas oficiais e as políticas reivindicatórias dos grupos indígenas, no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru e Bolívia, assinale a alternativa correta.
a) As lideranças tiveram atuação muito maior até a década de 1960, perdendo terreno com o discurso ambiental e o reconhecimento de sua inferioridade numérica e social. Os grupos indígenas da América não aparecem mais como atores sociais e ativistas.
b) Os grupos indígenas sul-americanos reivindicam, principalmente, a assimilação das tribos à sociedade moderna e à cultura hegemônica, com maior participação no mercado de trabalho e na vida urbana.
c) Na Amazônia, as ações ambientalistas entram em confronto com os interesses dos grupos indígenas, pois a conservação das grandes áreas de floresta depende, basicamente, da retirada dos seringueiros e dos grupos indígenas que vivem das atividades extrativas vegetais.
d) As organizações não governamentais de apoio aos grupos indígenas atuam no sentido de eliminar as diferenças raciais e religiosas, inserindo o índio na sociedade moderna. Esse trabalho ficou bem claro na ação da religiosa Dorothy Stang, assassinada por trabalhadores sem-terra que se opunham à ação da organização não governamental.
e) No Brasil, grupos indígenas procuram assegurar seus direitos propondo modificações nas legislações indigenistas oficiais visando consolidar a posse de seus territórios e a manutenção da identidade cultural dos grupos.
Resolução:
Alternativa “e” – A alternativa dá conta das principais orientações dos grupos indígenas: posse do território e manutenção da sua identidade cultural. Entre os problemas da alternativa “a” estão a “perda de terreno” para o discurso ambientalista, pois em muitos casos andam conjuntamente, e a afirmação de que “não aparecem mais como atores sociais e ativistas” na América do Sul, o que não é verdade logo que até elegeram presidente na Bolívia. Na alternativa “b”, o problema é não levar em consideração a demanda de manutenção da identidade cultural indígena, reivindicada por esses grupos. Na alternativa “c”, o erro é o confronto entre ambientalistas e grupos indígenas. E na alternativa “d”, o erro está no fato de que ONG`s buscam preservar a identidade cultural indígena.



Questão 35 – O desenvolvimento regional ou microrregional pode ser acelerado por meio de investimentos em ciência e tecnologia, a partir, mesmo, dos governos locais ou de iniciativas regionais, não afetas (sic) diretamente a União. Assinale a alternativa que NÃO constitui uma estratégia no âmbito da ciência e tecnologia, passível de constituir um elemento de fortalecimento de economias locais ou regionais.
a) Incentivo à introdução de inovações nas cadeias produtivas, aumentando a produtividade ou, de alguma forma, reduzindo custos ou perdas ao longo da cadeia de produção.
b) Incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável, isto é, às práticas ou estratégias que resultem em uma relação de custo/benefício mais positiva, particularmente com relação à sustentabilidade ambiental.
c) Melhoria nas condições de assistência médica pública, principalmente com relação aos procedimentos do atendimento básico ambulatorial ao grupo de idosos, que é o grupo social que mais cresce, fomentando os programas de previdência privada e de aposentadoria precoce.
d) Articulação das políticas locais e regionais de ciência e tecnologia com os atores da governança local, no sentido de tornar as empresas da região mais competitivas no mercado local, regional, nacional e/ou internacional.
e) Investimentos em todos os níveis educacionais, mas principalmente em educação superior, com incremento na produção de ciência e no desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas do setor produtivo local ou regional.
Resolução:
Alternativa “c” – Questão de interpretação texto, já que fala de investimentos em ciência e tecnologia, o que pouco tem haver com atendimento básico ambulatorial.

18 comentários:

  1. Professor Cássio!

    A Caixa Econômica Federal lançou esta semana seu edital, e a surpresa referente aos conteúdos fica por conta da inclusão da cobrança de Redação - Desenvolver um texto em prosa dissertativo-argumentativo, sendo que a Banca Cesgranrio não defeniu o tema e nem a área que irá cobrar. Pergunto: Qual seria a sua opinião em relação aos possíveis temas a serem cobrados pela Cesgranrio?

    Um grande abraço professor e parabéns pelo blog, estou adorando,e sem dívida, ele já é uma das minhas páginas principais de navegação na net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temas de redação??? Bem...redação não é a minha especialidade, mas o conteúdo de atualidades pode render bons frutos para tanto.

      Acho que os tópicos referentes a crise financeira são bons indicativos par aum concurso da área bancária; penso também em assuntos relacionados ao Desenvolvimento Sutentável e ao Meio ambiente....acho que é por aí...

      bons estudos!!

      Excluir
    2. É professor Cassio, vc tá mais para vidente do que para professor. até o tema da redação conseguiu acertar. Se tivesse estudado o conteudo como deveria não teria errado 3 questões na prova da CEF.

      Excluir
  2. Sôr,o edital da Caixa saiu no mês passado, e a prova já é dia 22 de abril, minha pergunta é em relação a até que dia devo pesquisar/ler sobre atualidades, ou seja, até que dia eles poderão pedir na prova??? Atualidades até o dia que lançaram o edital? até a semana da prova?

    Aguardo resposta!

    SHOW DE BOLA ESSE SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio!!!

      Como o edital não deixa clara essa periodização aconselho a dar uma revisada até 3 semanas antes da prova.

      Bons estudos!!

      Cássio

      Excluir
  3. Professor Cássio vou fazer o concurso da Caixa dia 22 de Abril e gostaria de saber que temas dá mais ênfase para prova de atualidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLha...crife Financeira, crise no mundo árabe, tendências da economia e da sociedade brasileira, questão das Malvinas, Rio + 20, Código florestal, são alguns temas com força para a prova.

      Abraço e bons estudos!!!

      Excluir
  4. O senhor tem esse material disponível? Aonde eu posso pegar no seu site?

    ResponderExcluir
  5. Você diz em Pdf??? Por que está na íntegra aí....abraço

    ResponderExcluir
  6. Professor, as aulas com ctz foram mt boas, nos deram uma boa base, mas a prova de atualidades sempre traz umas pegadinhas tb, né? Como a prova do BB que perguntava sobre aqueles 5 Ps. Mas creio que dá pra acertar 3 pelo menos! Abrs

    ResponderExcluir
  7. valeu pessoal...pois é às vezes tem pegadinhas....mas sempre trabalho esperando a melhor prova possível...mais bem elaborada possível....e que venham os 5 acertos!!

    ResponderExcluir
  8. Que baita blog mestre!
    Te sigo na Casadoconcurseiro e agora aqui!
    Tá de parabéns!

    Prova da Caixa foi mãe Diná mesmo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog.
    Ótima iniciativa.
    http://blogeusouvencedor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia professor!

    Gostaria de saber suas dicas sobre atualidades para a prova do concurso do MP-MG (cargo oficial- nível médio).

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Professor!!

    Gostaria muito da sua ajuda em relação a prova do concurso do MP-MG, os assuntos são:

    Brasil: contexto atual-economisa, politica e sociedade
    Dilemas do governo da Dilma
    O mundo atual: dilemas e tensões mundiais
    O fenômeno da globalização
    Movimentos antiglobalização
    Meio Ambiente..

    Por favor, professor posta alguma repostagem sobre esse assuntos ou então envia para o meu email... darleneio@yahoo.com.br...
    Muito obrigado e que Deus te ilumine...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Darlene,

      Muitos concursando estão me pedindo material para esse concurso. Na Medida do possível estou postando assuntos pertinentes à prova. Entretanto, como esta prova tem bibliografia específica, o correto é fazer um estudo mais detalhado da bibliografia, o que infelizmente no momento não posso fornecer pois não estou trabalhando com nenhua turma para esse concurso.

      atenciosamente,

      Cássio ALbernaz

      Excluir
  12. Olá Professor,

    Parabéns pelo exemplar trabalho que está desenvolvendo com as postagens relacionadas
    aos temas sobre atualidades de concursos públicos,antes de conhecer tinha muitas dúvidas a respeito dos temas cobrados pelas bancas,após tomar conhecimento deste blog passei a ser leitora assídua.

    Atenciosamente,

    Biatriz Oliveira

    ResponderExcluir